Já pensou em desenvolver habilidades naquela área que você sempre gostou antes mesmo de entrar na faculdade? De quebra, trabalhar em uma empresa multinacional, participar de competições Brasil afora e ter seu nome estampado nos jornais? Experiências como essas são vivenciadas diariamente pelos voluntários do Centro de Inovação da Microsoft no Recife, o MIC Etepam.

Localizado no 2º andar da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, entre os bairros do Espinheiro e da Encruzilhada, o MIC Etepam realiza cursos de capacitação nas áreas de TI, Design e Comunicação durante todo ano. Estudantes do ensino médio e superior são convidados a participar.

No começo de cada semestre, porém, estudantes do ensino médio passam por um processo de seleção exclusivo a fim de adentrarem ao Centro. Os que têm êxito, se tornam voluntários por um período mínimo de 6 meses, desenvolvendo atividades nos setores de Mídias e Comunicação, Administração, Programação e Design.

Nilkerly Dornelas, aluna da 3º ano da ETEPAM e voluntária do Centro, já tem suas atividades pré-estabelecidas ao fim do horário escolar. “Largo às 17h e daí vou até o MIC para desempenhar minhas atividades: demandas da escola e do Centro, como materiais, informativos, cobertura de eventos, e-mails, apresentações para visitantes, dentre outras coisas”, descreve a estudante.

Ela faz parte do time de comunição, que cuida da cobertura de todos os eventos diários do colégio e do MIC.

Do Recife para o mundo

A história com voluntários já é marca registrada do Centro. Desde 2008, o MIC já enviou estudantes para os EUA, Polônia, Egito e Austrália para apresentar projetos do Centro em competições internacionais de tecnologia.

Em janeiro, Fab Lab dos Aflitos oferece Colônia de Férias Maker

“Estamos abertos o ano inteiro para apoiar projetos inovadores que querem se desenvolver no conosco”, comenta Francinildo Keyson, coordenador do Centro.

Girl Power

Tanto os próprios voluntários quanto estudantes universitários podem ser apoiados pelo Centro. Com todo esse sucesso na área de tecnologia, a representatividade feminina não fica para trás. Desde 2015, o time de meninas têm se destacado na mídia por aliar soluções tecnológicas com ações sociais.

Conheça o Focus Game, jogo desenvolvido pelo time de meninas do MIC, aqui. Se você se interessou pela dinâmica do Centro, fique ligado! As inscrições para os cursos acontecem sempre no início do ano, entre janeiro e março. Acompanhe pelo Facebook e não deixe de tentar!

MIC ETEPAM
Etepam (2° Andar) Av. João de Barros, 1769 – Espinheiro
Fone: (81) 3181-3950

Robótica e inovação no dia a dia dos alunos da EIA