As chuvas dos últimos dias deixaram cerca de 30 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em Pernambuco. As cidades mais afetadas, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), são Rio Formoso e Belém de Maria. Para ajudar as vítimas, diversos pontos estão recebendo mantimentos na Região Metropolitana do Recife.

Nas proximidades do Espinheiro e dos Aflitos, temos diversos locais de arrecadação de água, alimentos não perecíveis e também produtos para consumo (como biscoitos, bolachas, pães, etc.), limpeza e higiene pessoal. Dois exemplos são a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e o Posto Shell da Avenida Rosa e Silva, 2000.

folder de divulgação da campanha de arrecadação de donativos da ONG Novo Jeito
Imagem: Divulgação/Novo Jeito

No Posto Shell (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000, no Rosarinho), o material será distribuído pela ONG Novo Jeito. Os próprios funcionários do posto estão ajudando a retirar os mantimentos dos veículos durante o horário de expediente. Nesta segunda (29) à noite, haverá reunião de voluntários que queiram ajudar a ONG na arrecadação e distribuição dos donativos (veja imagem acima).

Outra entidade que está arrecadando alimentos é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para quem mora pela Zona Norte, o mais prático é deixar as doações na sede da Caape. O endereço é Rua Ruy Calaça, 54, Espinheiro. O local fica aberto das 9h às 18h.

Para quem preferir entregar os donativos ao poder público, existem as opções do Quartel dos Bombeiros, na Av. João de Barros, e o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Derby. De lá, as doações serão encaminhadas para a  Defesa Civil, que promete levar para os mais necessitados diariamente.

Os donativos também podem ser levados para qualquer unidade da Polícia Militar de Pernambuco. Lá serão recolhidos e entregues no Derby.

Foto em destaque: JCImagem