Álbum de Figurinhas #3
Por Gisele Lourenço, do Espaço Mercatto

Costumo perceber que os clientes chegam até o Espaço Mercatto com a necessidade específica de um produto, mas saem com um desejo atendido e um sonho plantado. Não foi diferente com Adriana, que chegou atrás de cartolina e, conversando animadamente, descobrimos uma proximidade com a palavra, o gesto, a arte, tecendo, juntas, possibilidades e sonhos.

Ela faz parte da Equipe Sons e Gestos, que desenvolve projetos de alfabetização e letramento. Também estão nessa com Adriana o Padre Bruno Carneiro Lira (linguista), a pedagoga e professora de educação física Marta Gonçalves e as também fonoaudiólogas Andréa Coelho e Marília Macedo.

De uma conversa com a cliente, acabamos sonhando em trazer para o Espinheiro esse projeto tão importante para incluir as pessoas no mundo da escrita e da leitura.

(foto: Arquivo Pessoal/ Adriana Alcântara Teixeira)

Adriana Alcântara Teixeira é fonoaudióloga, com especialização em Patologias da Linguagem e mestrado em Ciências em Estudos de Deficiências na Comunidade. Tem 30 anos de formada, mas parece uma menina. Atende em consultório no Espinheiro a pacientes com distúrbios de linguagem oral e escrita: dislexia, deficiência intelectual (Síndrome de Down e outros), deficiência auditiva, autismo, desvio fonológico, atraso de linguagem e apraxia. 

Bom saber, né?! Afinal, #OEspinheiroTemdeTudo! Porém, o mais interessante da conversa foi que, há 11 anos, desenvolveu uma estratégia multissensorial denominada "sons e gestos que alfabetizam".

A referida estratégia combina diferentes estimulações: auditiva e visual (associação do som a um animal, objeto ou pessoa que o produziu); visual (modo como esse som é elaborado pelos órgãos, tais como lábios, língua e palato); tátil (presença ou ausência da vibração laríngea e ressonância nasal); cinestésica/ gestual (gesto que lembra o sujeito que produz aquele som), e gráfica (associação do grafema ao som produzido pelo sujeito).

(vídeo: Fundação Bunge)

Incrível ver Adriana "escrevendo" palavras no ar para me mostrar como tudo funciona! Na minha cabeça parecia um balé de letrinhas que formava ali uma sinfonia! Tudo fazia sentido! Parecia tudo tão fácil, simples e belo, descomplicado como deveria sempre ser. 

Fiquei completamente encantada, e Adriana explicou que fazia parte de um grupo que estava ensinando catadores, na Vila Santa Luzia, na Torre, em um curso sobre reciclagem no Pronatec.

A participação da equipe Sons e Gestos, da qual Adriana faz parte nesse trabalho surgiu porque grande parte da turma não sabia ler e teria dificuldade de acompanhar o curso voltado para catadores de materiais recicláveis. Com o tempo bastante curto, necessitavam de uma estratégia que acelerasse o processo. 

“O resultado tem sido maravilhoso! O entusiasmo dos alunos e a alegria por estarem descobrindo um mundo letrado é fascinante! É gratificante participar deste projeto!!!”

(foto: Arquivo/ Equipe Sons e Gestos)

Ah! E o sonho, eu pergunto? “O meu sonho é que cada vez mais profissionais e pais sejam capacitados com a estratégia 'sons e gestos que alfabetizam' para que pessoas não cheguem à idade adulta sem saberem ler. Desejo que esse trabalho seja mais divulgado… E poderíamos formar um grupo de alfabetização com os catadores do bairro do Espinheiro como está sendo feito no bairro da Torre, não é?"

Adriana veio atrás de folhas de cartolina, quando saiu, me deixou imaginando mesas e cadeiras no salão da Mercatto. Com certeza, Adriana, você veio ao lugar certo. Nosso solo é fértil!

Ficou curioso e quer contactar Adriana?
e-mail: adrianaalcantarateixeira@yahoo.com.br
Telefones: (81) 99774-1927, 3241.8819 e 3222.6317 (consultórios)

Conheça outras Figurinhas que já entraram neste Álbum: 
Giovanni e Adriana Papaleo
Casa Wildice: Dona Wildice, Maria de Fátima, Terezinha de Jesus, Luíza Helena e Ana Maria


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: aflitos.espinheiro@poraqui.news ou (81) 98173-9108 (WhatsApp)