Em muitos países do mundo, especialmente na Europa e América do Norte, é comum ver lojas em que o próprio cliente coloca as roupas para lavar e secar. Agora, essa realidade chegou também ao Recife. Franquia surgida na Paraíba, a Lavanderia 60 Minutos está completando um mês no Espinheiro (na Rua 48, pertinho da Avenida Norte).

“No último sábado, por exemplo, estavam todas as máquinas funcionando e ninguém estava na loja. Então quando viramos a câmera estavam os bares da galeria lá todos cheios”, conta o diretor da empresa, Isaelson Ramos. Ele adianta que o público masculino é a maioria nas oito lojas da empresa.

Narrador esportivo abre o Café Tão no Espinheiro

A Lavanderia 60 Minutos foi fundada quatro anos atrás em João Pessoa e um ano depois iniciou a expansão através do modelo de franquias. No Recife, a loja é de um franqueado que tem loja também na Paraíba. Além das câmeras, a franqueadora tem também um sistema que monitora as vendas e dá informações sobre o funcionamento das unidades em tempo real.

Café Tão e Bebo`s Bar são algumas opções na mesma galeria (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

“Inicialmente, nós tínhamos uma dúvida em relação à cultura, mas o pessoal já conhecia de filmes ou de viagens e as pessoas começaram a bater fotos e colocar nas redes sociais dizendo meu bairro agora virou Europa ou Estados Unidos”, conta Isaelson.

O consumidor, além da rapidez em que as roupas são lavadas, também pode gostar do fator ambiental: a máquina industrial gasta apenas 40 litros de água, enquanto as residenciais consomem em média de 150 a 180. “A velocidade que a máquina gira é que faz a diferença”, diz o empresário, ressaltando que são 1.200 rotações por minuto.

Símbolo de resistência, Passa Disco se muda para o Espinheiro

Lavagem custa R$15, para 20 peças, e secagem o mesmo preço (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Para tentar garantir a segurança, a empresa opta por locais de grande fluxo, como postos de combustíveis ou centros comerciais. No Espinheiro, um segurança faz a segurança à noite da galeria onde funciona a Lavanderia 24 horas e de outro centro comercial, que fica na mesma altura da Rua 48.

“Morei um ano nos Estados Unidos e lá é muito comum esse tipo de serviço. Lá a primeira lavanderia foi fundada em 1947 e hoje são mais de 38 mil no sistema self service. Aqui no Brasil nós vemos muito lavanderias mistas, que têm também a convencional, mas optamos pelo modelo americano”, explica.

Lavanderia 60 Minutos (franqueada no Recife)
Rua 48, 250, Espinheiro
Galeria Espinheiro Center | Loja 7
Contato: 0800.111.6060 ou (83) 98883-9594 (Whatsapp)