Médicos do Recife realizaram nesta quarta-feira (26) um ato de mobilização em frente à Unidade de Saúde da Família de União das Vilas (no Campo da Vila), no bairro do Espinheiro. As pessoas atualmente estão sendo atendidas em um contêiner improvisado no meio da rua, sem a estrutura necessária.

O ato de hoje faz parte da paralisação de advertência deliberada na última Assembleia Geral da categoria, no dia 20 de julho, pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Os profissionais de saúde usaram o contêiner para denunciar a precária realidade de estrutura nos vários postos da cidade.

Leia sobre o Posto de Saúde do Campo da Vila

PCR promete e não cumpre. Posto de Saúde no Espinheiro só em agosto

Descaso: contêiner é utilizado como Posto de Saúde no Campo da Vila

Posto de Saúde da Vila do Campo está funcionando em um contêiner
Posto de Saúde da Vila do Campo está funcionando em um contêiner (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

O movimento dos médicos reivindica reajuste salarial, melhorias na questão da segurança, estrutura física, condições dignas de trabalho, além de ajustes nos programas de preceptoria.

Desde o início de maio, a Unidade de Saúde da Família (USF) da União das Vilas funciona em um contêiner instalado na rua Sacadura Cabral, no bairro do Espinheiro.  Lá, médico e enfermeira precisam se revezar por conta da falta de espaço para a equipe de saúde. O PorAqui denunciou e a Prefeitura do Recife prometeu um Posto para a população na primeira quinzena de junho.

Em uma segunda reportagem, a Secretaria de Saúde prometeu inaugurar o novo Posto de Saúde em agosto. A Secretaria de Saúde do Recife agora diz que as reformas começarão amanhã e em 45 dias será realizada a inauguração. Assim, pela segunda vez a Prefeitura descumpre promessa feita para voltar a atender adequadamente a população que procura a Unidade de Saúde da União das Vilas.

Leia na íntegra o esclarecimento da Secretaria de Saúde do Recife:

A Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde do Recife informa que o contrato de locação do imóvel que abrigará a Unidade de Saúde da Família União das Vilas, no Espinheiro, encontra-se em processo de aprovação na Procuradoria Geral do Município. A Gerência Geral de Infraestrutura informa que o prédio passará por adequações estruturais, para atender às normas de funcionamento de uma unidade de saúde. As obras começarão nesta quinta-feira (27) e terão prazo para conclusão de 45 dias.