Pela primeira vez no Recife, no próximo dia 20 de agosto, o Espinheiro recebe O Cluster – um evento multicultural gratuito que acontece bimestralmente no Rio e movimenta a economia criativa em áreas como moda, design, artes plásticas, música e gastronomia.

As inscrições estão abertas e, se você tem uma marca ou é chef de cozinha, basta mandar um e-mail explicativo para cadastro@ocluster.com.br.

Como fala a nossa colaboradora Gisele Lourenço, que criou a hashtag #OEspinheiroTemDeTudo, o Espinheiro é um lugar muito rico em iniciativas criativas. E o bairro dos Aflitos não fica atrás.

Relembre alguns desses negócios:

Gastronomia: Garage Food Trucks, Pizzalize, Ursa

Colaborativos: Ambiente Cultural 243, Espaço Garimpo,  Espaço Cobogó, Espaço Mercatto, FabLab

Reciclagem e economia solidária: Villa Mundo, Lixiki, Ateliê de Jacaré

Artes e moda: MauMau, EVStoreEstudio 109.

A curadoria do evento fica por conta de Carolina Herszenhut, idealizadora e diretora de “O CLUSTER” (Imagem: Divulgação)

Edições anteriores

Cerca de 80 mil pessoas já passaram pelas mais de 22 edições do Cluster desde 2012. Em 2017, estão previstas quatro edições no Rio e três em Belo Horizonte, além da que será realizada aqui em Pernambuco.

Ações de sustentabilidade como coleta de lixo eletrônico, oficinas de compostagem, encontros de poesia, projeções de documentários de moda; a campanha “Um Rio Mais Bike Friendly”; a edição Refugee com a participação de imigrantes refugiados no Brasil que contou com a parceria das organizações Cáritas; Abraço Cultural; Refoodgees; e Vidas Refugiadas são alguns exemplos de por onde passa a curadoria do evento.