Neste mês de junho, todas as quintas, no FabLab, será realizado o Fab Rolê na Faixa.  O curso rápido de degustação vai das 17h às 18h. Quem participar, vai conhecer de perto como funciona o laboratório de experimentos, o que significa fabricação digital e o movimento maker – que promove a cultura do faça-você-mesmo – e ainda vai aprender os princípios básicos de uso das máquinas que eles tem lá, com demonstrações ao vivo e à laser!

No caso do Fab Rolê na Faixa as inscrições são gratuitas e limitadas a 20 vagas. O evento ainda será realizado nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho e é aberto a todas as idades, para iniciantes na cultura maker. Outra oportunidade, é o Open Day. Neste dia o uso das máquinas é gratuito, você só paga pelo material que usar e ainda pode trazer o seu de casa. Acontece toda sexta-feira, das 14h às 18h.

(foto: Divulgação/FabLab) FabLab dos Aflitos é mais voltado para iniciantes, enquanto o do Paço Alfândega tem um perfil mais de atender empreendedores

No Open Day, a pessoa tem direito a 30 minutos grátis de corte a laser ou em vinil e duas horas de impressão 3D pagando apenas R$ 1 o centímetro cúbico. O uso das máquinas é por ordem de chegada e, para aproveitar melhor o tempo, o pessoal do espaço sugere que você leve seu arquivo já pronto. Você pode salvar os arquivos para corte em dxf, ai ou pdf. E os de impressão 3D na extensão stl.

A única contrapartida para uso do Open Day é compartilhar o seu arquivo. Como diz o slogan do FabLab: “Lets Be Makers!”. Saiba mais sobre o FabLab dos Aflitos aqui. Já as inscrições, são feitas nos sequintes links: Fab Rolê na Faixa ou Open Day.