Nesta quarta-feira (7), começam as exibições dos filmes que fazem parte do Festival Varilux de cinema francês no Cine Rosa e Silva. As pré-estreias de Rodin, às 21h, e Tal Mãe tal filha, às 18h50, ambas no dia 7, marcam o início da mostra que segue até o dia 21 de junho. A partir do dia 8 (quinta), a produção francesa ocupa duas salas do Rosa e Silva, além do Cine São Luiz, Cinema do Museu e salas no RioMar e Guararapes

Em Tal mãe tal filha, Juliette Binoche vive o papel de Mado, inseparával mãe de  Avril (Camille Cottin), as duas personagens não podem ser mais diferentes uma da outra. Avril, 30 anos, é casada, tem um emprego fixo e é organizada, ao contrário de sua mãe, eterna adolescente irresponsável e petulante, que vive à custa de sua filha desde o seu divórcio. Mas quando as duas mulheres se veem grávidas ao mesmo tempo e sob o mesmo teto, o choque é inevitável.

Rodin (foto em destaque), de Jacques Doillon, que estreou mundialmente causando polêmica em maio no Festival de Cannes, é um dos dez filmes lançados em festivas recentemente que fazem parte da programação Varilux em 2017. Em Paris de 1880, Auguste Rodin (Vincent Lindon) finalmente recebe, aos 40 anos, sua primeira encomenda do Estado: A Porta do Inferno, obra composta de figuras que farão sua glória, como O Beijo e O Pensador. Ele divide sua vida com Rose, sua companheira, quando conhece a jovem Camille Claudel (Izia Higelin), sua aluna mais talentosa, que rapidamente torna-se sua assistente e, em seguida, sua amante.

No total, o Festival Varilux  exibe 19 produções do cinema francês. O evento é produzido pela Bonfilm, com patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Veja toda a programação da mostra no Recife aqui!