Não é difícil se pensar que o nome do bairro surgiu depois do Hospital da Tamarineira, que oficialmente leva o nome de Ulisses Pernambucano. Mas algumas publicações sobre a história do Recife explicam que na verdade existia uma árvore ali no cruzamento de onde fica hoje em dia a Avenida Rosa e Silva com a Estrada Velha de Água Fria.

LEIA TAMBÉM

Saiba porque o bairro da Zona Norte é chamado de Aflitos

Uma revolução deu nome à rua do Chinês da 48

O livro O Recife e Seus Bairros cita que em 1882 existia por ali um Sítio da Tamarineira. “Foi nessa época que teve início a construção do Hospital dos Alienados, que foi finalmente inaugurado em 10 de janeiro de 1887, sendo para ele transferidos os doentes mentais do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Olinda”, diz o autor, Carlos Bezerra Cavalcanti.

Foto: Chico Porto/JC Imagem

Com o tempo, o nome da árvore de tamarindo acabou sendo associada também ao hospital psiquiátrico. Como no Rio de Janeiro se falava informalmente no Pinel, naquela época muitas vezes de forma desrespeitosa, aqui passou a se usar o termo Tamarineira. E o antigo bairro que era chamado de Cruz das Almas passou a ser chamado pelo nome que o conhecemos até hoje.

Você sabia que recentemente passamos a incluir também reportagens sobre a Tamarineira na estação Aflitos-Espinheiro do PorAqui? Se você é morador do bairro, envie sugestões de personagens interessantes ou empreendimentos que merecem ter suas histórias contadas para o e-mail colabore@poraqui.news.