Estão abertas as inscrições para mais uma leva de laboratórios de experimentação artesanal e prática oferecidos pela MauMau Galeria, entre os meses de setembro e novembro.

Nos dias 25 e 26 de setembro, Bia Melo faz uma introdução ao universo da gravura. Os três últimos dias são dedicados à gravura em relevo. A pessoa pode fazer somente um dos módulos ou optar pelos cinco dias de formação. Em outubro, começa a segunda edição do projeto MauMau Laboratório, que terá três laboratórios que discutem questões sobre tecnologia, hibridismos e artesania.

Oficinas de Gravuras em Relevo com Bia Melo
Maumau – Rua Nicarágua, 173. Espinheiro. Recife – PE.
Inscrições: carimbogravado@gmail.com
*os participantes poderão escolher entre fazer apenas um ou os dois módulos.

Foto: Divulgação/Bia Melo

Módulo 1 | Carimbos Gravados
25 e 26/09 (SEG e TER), das 9h às 12h OU das 14h às 17h
Aqui, a proposta é utilizar borrachas escolares como suportes para criação de gravuras em relevo. O resultado será impresso/carimbado em caderninhos, que cada um produzirá durante as aulas, onde constará a produção individual do participante e a do grupo.
Valor: R$ 160,00

Módulo 2 | Linoleogravuras
27, 28 e 29/09 (QUA, QUI e SEX), das 8h30 às 12h30 ou das 14h às 18h
30/09 e 01/10 (SAB e DOM), das 10h às 17h (1h p/ almoço)
Carga horária total: 12h
Aqui, a proposta é experimentar a técnica de gravura em relevo para a expressão artística, na qual o aluno estará livre para utilizar uma ou mais camadas (cores) na composição da imagem. A matriz será em linóleo e a gravura será impressa em papel apropriado, produzindo uma tiragem (cópias) de 5 unidades.
Valor: 300,00 (preço especial para quem fizer os dois módulos)

Maumau Laboratório Ano II
Maumau – Rua Nicarágua, 173. Espinheiro. Recife – PE
Inscrições: galeriamaumau@gmail.com

Foto: Divulgação/Maumau Galeria

A ferro e fogo/Fundição
9 a 13 de outubro, das 14h as 18h

Clélio Freitas vem há décadas unindo o conhecimento técnico `a um sensível trabalho artístico através de peças únicas e descoberta de técnicas experimentais de fundição de alumínio, em seu ateliê “JARTES” em Jardim Brasil II/Olinda. O artista vêm desenvolvendo e ampliando técnicas de fundição: propondo novas texturas, volumes e usos para essa técnica. O Laboratório A Ferro e Fogo vai introduzir o participante conhecimento básico em fundição, porém direcionado a peças versáteis entre o utilitário e o artístico, mas também que dialoguem com as poéticas individuais do participante.

Macete certo/Marcenaria
17, 19, 20, 24, 26 e 27 de outubro
Terças e quintas, das 9h as 13h. Sábado, 9h às 18h

Macete Certo, com Romildo Roma, propõe um “espaço de experimentação de laboratório e ensino–aprendizagem para a compreensão, num nível básico, sobre o universo da marcenaria, sua prática e reflexão. A partir do entendimento básico das técnicas da marcenaria e da exploração de outros materiais e formas, maneiras de execução dos trabalhos, pretende-se sensibilizar xs participantes para o exercício do ‘construir’ e da ‘invenção’. O objetivo desta prática é motivar a concepção, produção e restauração de mobílias e outros produtos, visando o máximo alinhamento com o conceito de ecodesign, fornecendo subsídios aos participantes que, efetivamente, possam contribuir para uma prática de mais iniciativa dentro desse espaço e no seu cotidiano.”

Rádio Bike/Bicicleta + Rádio + Ação Urbana
6, 8, 10 e 11 de novembro
Seg, qua e sex das 14h as 18h | Sábado das 10h as 19h

O Laboratório Rádio Bike, ministrado por Fabi Tubino (Bicicletaria Mapuche, que funciona na Maumau), com a colaboração de Vitor Maciel e Fábio Moura (Seu Fábio), traz as questões acerca de mobilidade urbana e as possibilidades estéticas e políticas que são pauta de ativistas e artistas. A oficina abordará temas como: mecânica autossuficiente, sobrevivência na chuva, customização, meta-reciclagem, gambiarras eletrônicas e ações urbanas com bikes. Encerraremos com uma grande ação urbana aberta ao público, com os participantes circulando com a Rádio Bike, que é uma estação de rádio de curto alcance adaptada em uma bicicleta.