Você já ouviu falar em Kustom Kulture? Pois na Tamarineira, Zona Norte do Recife, em meio à Rua Cônego Barata, existe um lugar que respira a cultura da customização. A Lata Nova Motorcycles é uma oficina com foco em modificação de motocicletas, mas que também tem se destacado no cenário das duas rodas pelos eventos que promove.

“Kustom Kulture é uma cultura que foi criada pelos customizadores de carros e motos americanos”, explica o empreendedor recifense João Guido, que resolveu abrir a oficina de customização para motos em 2015, depois de manter, por anos, uma oficina para carros.

Entre os temas que remetem à Kustom Kulture estão os anos 1950 e 1960, tatuagem, barbearia, comida (hambúrguer, carne, churrasco), roupas (jaqueta de couro, botas) e o tipo de música, o rockabilly.

O começo

João Guido se inspirou na Kustom Kulture para montar a oficina. (Foto: André Soares/PorAqui)

A paixão pelas motos começou em 2013, quando comprou a primeira, uma Boulevard M800. Ainda não era uma Harley-Davidson, marca que hoje garante boa parte do orçamento do negócio (são mais da metade das motos que chegam para ser trabalhadas  na Lata Nova).

Como já entendia de carro  – tinha uma oficina automotiva no mesmo local – Guido começou a customizar a própria moto e a dos amigos amadoramente. Os pedidos para alterar as motos foram aumentando, e Guido, que é publicitário de formação, viu que era hora de se profissionalizar – fez cursos no Senai e em São Paulo. Também parecia o momento de transformar a Lata Nova dos carros em Lata Nova Motorcycles.

Os serviços vão além da customização em si. Mecânica, pintura, restauração, manutenção podem ser resolvidos lá mesmo, pela equipe comandada por Guido. Até peças exclusivas são fabricadas na própria oficina.

“Na Lata Nova, a gente faz o que o cliente quer. A gente estuda a personalidade do cliente, a estatura, o peso, a ergonomia da moto, pra, no final, a moto não ser pouco prática de se pilotar”, explica Guido.

Cinquentinha customizada está sendo disputada pelos clientes. (Foto: André Soares/PorAqui)

Eventos

Formar clubes de motociclistas é quase um movimento natural entre os pilotos, e segundo Guido, faltavam eventos que reunissem a turma na cidade. Queria trazer algo com a pegada da Kustom Kulture e vem conseguindo.

Há quase um ano, realiza, às quintas-feiras, um encontro de motos no Maverick, trailler de hambúrguer artesanal localizado nas Graças. Também comanda cafés da manhã eventuais na oficina mesmo e realiza eventos inspirados na Kustom Kulture, com show de rock, chope, hambúrguer artesanal.

“A gente não cobra nada. Nossa intenção é só agregar mesmo os motociclistas, reunir o pessoal e fazer a Kostum Kulture mais forte no Estado de Pernambuco”, revela.

Por conta dessa articulação em torno dos motociclistas do Recife, a Lata Nova Motorcycles foi a principal homenageada em sessão solene da Câmara dos Vereadores, realizada em 21 de junho deste ano, antecipando o Dia do Motociclista, comemorado nesta sexta, 27 de julho.

Outro ponto importante para Guido é a formação do público feminino na cultura da motocicleta. Ele incentiva mulheres a participarem de eventos e reconhece a força feminina essencial para a manutenção da Kostum Kulture. Inclusive há uma vaga aberta na oficina destinada a uma mulher que entenda de mecânica e customização. Conhece alguém que se encaixa no perfil?

Lata Novo Motorcycles
Rua Cônego Barata, 721, Tamarineira, Recife/Pernambuco
Telefone: (81) 98732-7737
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados, das 9h às 13h, fecha domingo
Instagram: @latanovamotos
Facebook: Lata Nova Motorcycles