Nesta quarta-feira, 8 de março, a partir das 10h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza debate para discutir a discriminação à mulher no mercado de trabalho. O evento é aberto ao público e será realizado na sede do órgão, na Rua Quarenta e Oito, 149, no Espinheiro.

A advogada Robeyoncé Lima e a cineasta Katia Mesel participam do MPT Debate, que será coordenado pela procuradora do trabalho Melícia Carvalho. O evento é uma iniciativa que aborda temas de atuação do órgão por meio de palestras realizadas em datas-chave do mundo do trabalho.

Robeyoncé Lima atua no mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL). Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e é a segunda advogada transexual do País a ser reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo nome social. 

Recentemente, Robeyoncé foi nomeada na Câmara com o nome de batismo e um processo administrativo tramita para garantir que seja reconhecido o seu nome social.

Câmara de Vereadores do Recife realizou debate no dia 7, antecipando Dia da Mulher (foto: Divulgação/Beto Figueiroa) 

"Vamos debater a importância de se discutir as questões de gênero, questionar por que ainda hoje as mulheres recebem salários menores do que os homens, mesmo quando exercem a mesma função. Temas da atualidade como a Reforma da Previdência sem diferenciação de idade entre homem e mulher, que é outra forma de discriminação”, explica Robeyoncé. 

A presença dela certamente trará a tona a importância do respeito ao nome social, que combate a discriminação contra as mulheres trans e garante o respeito à identidade de gênero e diversidade.

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para eventos.mptpe@gmail.com, solicitando a inscrição e informando o nome completo. Ao todo, são 50 vagas. A carga horária do evento é de 2h, com direito a certificado. 

A coordenação do MPT Debate solicita que os participantes contribuam com 1kg de alimento não perecível no momento do credenciamento, que tem início às 9h30 do dia do evento.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: aflitos.espinheiro@poraqui.news