O ateliê do artista plástico Jacaré é um espaço onde muitas atividades de educação e sustentabilidade têm sido desenvolvidas na comunidade do Cafundó (Espinheiro). Na próxima quinta-feira (30), haverá mais uma edição da festa conhecida como Ecoquinta, mas essa é uma edição especial e homenageia a luta das mulheres, em especial das catadoras de resíduos.

"A gente fazia as Ecoquintas toda quinta-feira, reunindo grupos aqui do bairro. Agora a gente foi diminuindo para fazer uma por mês, porque a gente também trabalha na casa fazendo oficinas, sai muito, mas agora toda última semana do mês faremos um grande evento e nesse vamos fazer uma homenagem à mulher e também às catadoras", explica a produtora cultural Bianca Pimentel.

Dia 1º de março foi o Dia Mundial do Catador. "Uma data para pensarmos a reciclagem, como uma das melhores contribuições para a ecologia e para a economia solidária. Está se tornando líder de soluções para combater o desemprego e a pobreza", explica Bianca, sobre a ideia de juntar a data com o 8 de março, Dia da Mulher.

Nesta Ecoquinta, às 19h, será exibido o documentário Estamira, que retrata o cotidiano de uma catadora num dos maiores lixões do Rio de Janeiro. Ela acreditava ter a missão de trazer os princípios éticos básicos para as pessoas que viviam fora do lixo, onde viveu por 22 anos. Para ela, o verdadeiro lixo são os valores falidos em que vive a sociedade. 

A "louca do lixão", como era conhecida, conquistou 33 prêmios nacionais e internacionais. Estamira morreu em 2011, aos 72 anos, vítima de infecção generalizada. Ficou dois dias agonizando com uma grave infecção esperando por atendimento nos corredores da morte de um hospital público. Ela é mais uma mulher invisível para as instituições públicas e grande parte da sociedade.

A programação terá ainda exposição de gravuras femininas do desenhista Ruy Simpson e corte de cabelo solidário com o estilista de cabelos Alex Ferreira (R$ 30,00). O atelier do artista Jacaré estará aberto para visitação. 

A Lojinha Lembrei de Tu estará de cara nova e com muitas novidades. Além disso, o Jacacine exibirá curtas e documentários e vai rolar comes e bebes, música boa e muita diversão.

ECOQUINTA
Quinta-feira, 30/03, no Ateliê de Jacaré                                                                                                                  
Rua Marques do Paraná, 292, Espinheiro
A partir das 19h


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: aflitos.espinheiro@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)