Fundado em 2005, o Shen – Estudos de Medicina Chinesa está funcionando desde agosto de 2016 numa casa da Avenida Conselheiro Portela (em frente à EV Store), no Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Na próxima semana, o centro, que realiza cursos e onde também a população pode procurar atendimento para técnicas como a acupuntura, inicia turmas de quatro práticas físicas (dois tipos de Yoga, Tai Chi Chuan e Qi Gong).

Coordenadora do centro, Leila Massiere explica que o Shen – Estudos de Medicina Chinesa tem “hoje aqui a medicina chinesa completa”, já que há cursos em cinco áreas fundamentais: acupuntura, fitoterapia, massagem, alimentação e práticas físicas.

Para se ter ideia, além das aulas de quatro práticas físicas, incluindo Ashtanga e Hatha Yoga, neste fim de semana será iniciado um curso de Aurículo Acupuntura e, no dia 3 de junho, já começa outro de Shiatsu.

(foto: PixaBay/Divulgação)

Pouco conhecido no Brasil, Qi Gong significa “energia” (Chi ou Qi) e “habilidade, treino” (Kung ou Gong). Está profundamente ligado à Medicina Tradicional Chinesa, utilizando a teoria dos canais e pontos de acupuntura para a circulação da energia.

Todos os sistemas do corpo são exercitados: os órgãos internos são massageados, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é expandida, as articulações são mobilizadas, o tônus e o relaxamento muscular aumentam, assim como a capacidade de concentração e focalização

O instrutor responsável pelo Qi Gong será Giuseppe Mafaldi. Já Hatha e Ashtanga Yoga serão responsabilidade de Murilo Correia. E Tai Chi Chuan fica com Nicolas Augusto. Leila explica que quem quiser fazer mais de uma modalidade das práticas físicas pode se beneficiar de um pacote neste início, já que o Shen – Estudos de Medicina Chinesa está com duas modalidades de preço apenas para essas atividades: R$120 para fazer uma e R$160 para duas.

Para mais informações, acesse o site do Shen – Estudos de Medicina Chinesa. Eles estão com diversos cursos abertos, inclusive a formação/pós-graduação em Acupuntura, que terá início em agosto.