Degustação de pratos de tradição dos povos indígenas com aproveitamento de xepa de feiras agroecológicas, exposição fotográfica e música estão no cardápio da XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição Pelo Consumo Consciente, que acontece neste sábado (12), na MauMau, no Espinheiro. O evento começa às 13h, com entrada e degustação gratuita.

Ingredientes locais e a xepa da feira de orgânico das Graças servirão como matéria-prima para as criações das mestras cozinheiras Priscila Maria Silva Barros e Ivaniceia dos Santos Silva, do Povo Indígena Pankará, com aldeias nas Serras do Arapuá e da Cacaria (municípios de Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Floresta, Petrolândia e Tacaratu). O cardápio é sempre uma surpresa: para estimular a curiosidade, as receitas só são divulgadas na hora.

Maumau recebe bazar de obras de arte e mostra de gastronomia de tradição

A obra integra a exposição fotográfica “A delicadeza dos sabores”, de Luciana Ourique (Foto: Luciana Ourique/Divulgação)

Além da oportunidade de degustar a culinária indígena, o público poderá também conferir a exposição fotográfica “A delicadeza dos sabores”, de Luciana Ourique, na qual a fotógrafa explora os detalhes e a delicadeza de texturas, cores e formas dos alimentos.

Músico e artesão, Mestre Nado irá o mostrar o seu trabalho com instrumentos artesanais feitos de barro. Samba-canção, baião, ciranda,coco, valsa e bolero estão no repertório da apresentação “O som do barro”, que ele realiza ao lado dos percussionistas Sara e Micael Cordeiro (filhos do mestre) e Fábio Bacalhau.

Priscila Pankara, uma das mestras cozinheiras desta edição (Foto: XepaCult/Divulgação)

Iniciado no ano passado, o projeto XepaCult visa estimular o consumo consciente e a valorização do patrimônio gastronômico das comunidades indígenas e quilombolas, a partir do uso de ingredientes locais e das xepas de feiras de orgânicos.

A proposta do XepaCult é trazer, a cada evento, duas mestras cozinheiras quilombolas ou indígenas para o preparo de pratos tradicionais. As próximas edições do projeto acontecem nos dias 09 de junho e 14 de julho, correspondentes ao segundo sábado do mês.

?XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente
?Maumau – Rua Nicarágua, 173, Espinheiro
⏰12 de maio (sábado), das 13h às 17h
?Entrada e degustação gratuitas