Num ano de crise política e econômica, quando os brasileiros voltaram ao mapa da fome e tantas outras notícias negativas inundaram a mídia nacional, pedimos a 17 aldeienses que citassem pelo menos uma coisa boa que aconteceu em Aldeia este ano. Não foi muito fácil, alguns apelaram para o lado espiritual e até para os fenômenos naturais, mas no fim das contas, voilá!

Camila e Sérgio
Camila e Sérgio: finalmente os criadores cinófilos conseguiram se organizar para ajuda mútua

1. e 2. Camila & Sérgio Pinho Alves, criadores cinófilos

Aldeia, pra nós, tem sido uma descoberta a cada dia. Do delicioso almoço caseiro, escondido num cantinho de Chã de Peroba, ao jardim secreto de um espaço de eventos e gastronomia, às margens da Estrada de Aldeia. Tudo novo e bacana pra quem chegou aqui em janeiro deste ano.

Viemos pelo clima, em busca de tranquilidade e no intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos nossos cães. Podemos dizer que, seguramente, fizemos a escolha certa. Uma das coisas bacanas de Aldeia, ao longo deste ano, foi a ampliação do Boulevard, tornando-se basicamente um ponto de encontro dos amigos, que tantas vezes se esbarram por lá, sem sequer combinar horário. O avanço na questão do monitoramento de segurança também é algo que vale ser destacado. E, no nosso caso específico, no nosso ramo, cinofilia, a imensa alegria de ver surgir, pela primeira vez, uma união entre os criadores de cães da região, que buscam o desenvolvimento e o aprimoramento genético de suas respectivas raças caninas. Após tantos anos em que cada um agia por conta própria, hoje temos um espaço colaborativo, no qual nos ajudamos mutuamente e inclusive diminuímos nossos custos, através de compras coletivas.

Sendo assim, Aldeia pra nós tem sido um sonho. Algo que compartilhamos e idealizamos juntos e que estamos realizando aos poucos. Por enquanto, provisoriamente, numa casa alugada, acompanhando de perto a construção de nossa casa e canil, tão desejados.

Fernando destacou a expansão das empresas na região
Fernando destacou a expansão das empresas na região

2. Fernando Araújo, empresário

Eu citaria os novos empreendimentos que surgiram, a expansão do Boulevard, a abertura da Academia Ecofitness e o crescimento da Coliseum. Também a Fecriart, que deu uma movimentada em Aldeia na questão de oportunidade para os empreendedores… Tivemos algumas coisas novas na área de entretenimento e gastronomia, a feira de orgânicos, coisas que são importantes porque fazem a gente estar mais em Aldeia, consumir mais em Aldeia. Acho que a conscientização do consumo em Aldeia, este ano, foi bem marcante.

Zeza: videomonitoramento da Estrada de Aldeia
Zeza citou o videomonitoramento da Estrada

3. Zeza, Cabelereira

A melhor coisa que aconteceu em Aldeia esse ano foi a abertura do meu novo salão, lindo e maravilhoso (rsrsrrsss). Pra Aldeia mesmo, a melhor coisa ainda não aconteceu, que seria um maior policiamento… mas de qualquer forma, uma coisa boa é a instalação de câmeras, que começou agora e eu mesma estou colaborando, junto com outros empresários da região. Acho que isso vai dar mais segurança ao bairro.

Anderson destaca uma importante ação ambiental
Anderson destaca uma importante ação ambiental

4. Anderson Caetano, Trilha Ecoverdejante

Uma coisa boa que aconteceu aqui foi a desativação de uma bomba d’água na nascente do rio Jacaré, na comunidade do Oitenta. Há dez anos a comunidade usava água bombeada do rio e isso estava secando a nascente. Durante uma trilha descobrimos isso, denunciamos à CRPH e à Prefeitura. Foi quando um vereador, Romero Pontes, construiu um poço e a comunidade desativou o poço. Com isso o rio ganhará força para encher seus riachos. Foi uma coisa muito boa!

Rodrigo diz que há mais policiamento em Vera Cruz
Rodrigo diz que há mais policiamento em Vera Cruz

5. Rodrigo Mário, jardineiro

De um mês para cá, quem mora no Vera Cruz e Rachão percebeu um aumento do policiamento, o que realmente é uma coisa muito boa. Temos visto esses policiais novos que chegaram rondando 24 horas e tem até uma viatura que fica a noite toda na praça. Dá pra sentir que a área tá mais segura.

Para Clóvis, a criação da Brigada de Incêndio foi o destaque
Para Clóvis, a criação da Brigada de Incêndio foi o destaque

6. Clóvis Lima, aposentado

Este ano Aldeia deu um passo muito importante, que foi a criação da Brigada contra Incêndios Florestais. Iniciativa do Fórum Socioambiental, do qual faço parte, a formação dos brigadistas foi uma luta que conseguimos vencer, trazendo o Ibama para cá e treinamento essas 36 pessoas. Em Aldeia ocorre muito incêndio, especialmente nas épocas mais secas, e agora estamos preparados para coibir os incêndios criminosos e combater o foto em qualquer necessidade.

7. Lélia Moreira, médica

A inauguração da Estrada dos Macacos facilitou muito a vida de quem mora em Aldeia e tem que ir para o Recife. Como trabalho na Prefeitura do Recife, faço diariamente o percurso e tenho economizado até uma hora a cada deslocamento pelo novo caminho. Foi uma coisa boa que aconteceu este ano.

Lu Móssio achou que a Fecriaart foi ótima para Aldeia
Lu Móssio achou que a Fecriaart foi ótima para Aldeia

8. Lu Móssio, massoterapeuta

Na minha opinião, o grande acontecimento deste ano em Aldeia foi a Fecriart, a feira de artesanato que trouxe cultura e lazer para as famílias. Foi muito bom e prestigiou os artesãos da nossa região.

Para Eleine, a feirinha de orgânicos foi uma grande conquista
Para Eleine, a feirinha de orgânicos foi uma grande conquista

8. Eleine Oliveira, artesã

O advento da feirinha orgânica de Aldeia, para mim, foi uma coisa tão boa para todos nós! Penso que apesar do aumento da população, Aldeia ainda mantém seu clima aconchegante, com os amigos se encontrando nos restaurantes e tapiocarias. Gostaria que continuasse assim nos próximos anos!

Isabel
Isabel destacou as parcerias com os empresários

9. Isabel Esteves, coordenadora do Projeto Semear

Este ano tivemos parcerias excelentes com empresários de Aldeia para a realização de caminhadas ecopedagógicas, visitas às nascentes dos rios e matas ciliares, na construção de hortas escolares, plantio do milho e na coleta de óleo de cozinha usado para transformação em sabão. Outra coisa muito boa foi a doação do livro Aves de Aldeia, do sociólogo e fotógrafo Roberto Harrop, às escolas municipais.

 

Dodôra achou ótimo o exemplo do empresário do km 11
Dodôra achou ótimo o exemplo do empresário do km 11

12. Dodôra Bittencourt, escritora

Uma coisa positiva em Aldeia no ano que está terminando foi a pequena amostra do modelo de Estrada Parque, feita por iniciativa do empresário César Dantas, no km 11. Esperamos que, em 2018, outros empresários sigam o exemplo, influenciando aos poucos o governo, para que nossa estrada-modelo possa ser realidade um dia!

Para Kuru, a consciência
Para Kuru, está havendo um despertar da consciência social e ecológica

13. Elenilson Soares (Kurunandana Dasa), fotógrafo, arte educador e apicultor hare krishna

O que aconteceu de positivo em Aldeia este ano? Na minha opinião, o despertar de uma consciência mais humana, social e ecológica por parte de alguns grupos e pessoas que, com pequenas ações, estão desenvolvendo um círculo de boas energias que se expande pouco a pouco através da busca de um só ideal: o amor. Quando desenvolvemos amor, nos tornamos puros em nossas ações e tudo o mais estará em equilíbrio perfeito. Estamos no caminho!

Heloísa:
Heloísa: “Em termos gastronômicos, agora temos tudo aqui!”

14. Heloisa Barza, empresária

Este ano percebi que a área de gastronomia teve um boom aqui em Aldeia. De repente temos todo tipo de cozinha que a gente quiser. Não falta nada, não precisamos mais descer para comer uma determinada comida. Sem falar que há restaurantes lá do Recife que entregam aqui, se a gente pedir pelo Ifood.

15. Andrea Cordeiro, professora de hidroginástica

Sem dúvida alguma, uma coisa boa que aconteceu em aldeia em 2017 foi a inauguração da academia Ecofitness, mais que um lugar pra exercitar o corpo, um local para encontrar os amigos, melhorar a saúde e fazer novas amizades. Com instalações e profissionais preparados, é a única da região com duas piscinas aquecidas e ozonizadas (não utiliza cloro em seu tratamento) com aulas de natação (criança e adulto), hidroginástica e atendimento de hidroterapia.

Alessandro se encantou com o frio
Alessandro se encantou com o frio

16. Alessandro Pombo, advogado

Novato em Aldeia (moro há um ano), tive muitas experiências pessoais novas, como trabalhar em casa, estar perto da natureza… mas o frio que fez aqui no meio do ano foi inusitado. Pensar que a gente está aqui no Nordeste e às vezes sentir uma temperatura parecida com o Sudeste e o Cento-Oeste… eu não consegui ficar sem meia em casa neste inverno! E não fui só eu que percebi isso, muitos amigos que moram aqui há mais tempo compartilharam desta ideia de que o frio foi maior que o normal!

Para Clara, o PorAqui foi uma das coisas boas deste ano
Para Clara, o PorAqui foi uma das coisas boas deste ano

17. Clara Phillips, professora

Uma coisa boa que aconteceu em Aldeia este ano foi o PorAqui, com essas informações incríveis de Aldeia que estavam escondidas e que agora a gente está conhecendo melhor!