Os moradores de Aldeia têm, neste domingo, um bom motivo para sair de casa cedo e aproveitar o dia no parque. Estamos falando do parque que pertence à Prefeitura de Camaragibe, no km 11, conhecido como Espaço do Saber ou Parque dos Dinossauros. Um grupo de moradores, encabeçado pela professora Clara Phillips (da Escola Internacional de Aldeia), fará um piquenique no local com a intenção de convidar a população a “ocupar o espaço público”. https://poraqui.com/aldeia/parque-de-aldeia-mais-perto-de-virar-realidade/ “Muitos alunos meus falavam desse parque como um lugar abandonado e perigoso. Aí tivemos a ideia de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de reativar aquele espaço, mostrando que uma forma de combater a violência é justamente criando locais de uso coletivo e convivência e não construindo muros cada vez mais altos”, explica Clara.

Clara Phillips
Clara: “Meus alunos falavam do parque como um lugar perigoso”

O convite para o piquenique de hoje foi postado nas redes sociais e é extensivo a todos os moradores de Aldeia e visitantes, de todas as classes sociais, idades e ideologias. O que se sugere é que cada um leve lanche, água e um lenço ou cadeira para sentar e muita disposição para debater formas de ocupar o parque e usar a educação ambiental no combate à violência.

Situação do parque

Segundo a Prefeitura de Camaragibe, que recentemente capinou o parque e pintou o muro da frente, o embargo que existe há anos por parte da CPRH deve ser suspenso nos próximos dias. Isso porque a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente refez o projeto do parque – que antes previa construções próximas à nascente do Rio das Pacas, motivo que provocou o embargo – e solicitou autorização para a retomada das obras do equipamento. Segundo o novo projeto, o parque terá pista de cooper, parque infantil, academia das cidades, biblioteca, teatro de arena, entre outras atrações.