O Guia de Escolas particulares de Aldeia veicula hoje o perfil do Jardim Satori, de pedagogia Waldorf. Lembramos que todas as escolas receberam o mesmo questionário, que tem o objetivo de ajudar os pais na hora de decidir onde matricular o filho, e estamos publicando o perfil de cada uma esta semana.

Jardim Satori – educação infantil inspirada na Pedagogia Waldorf
Rua Rosana Silveira, s/n, Granja Satori. Estrada de Aldeia, Km 4,5 (na Estrada do Oitenta primeira rua à esquerda)
E-mail: jardimsatori@gmail.com
Mães da escola: Rosanna Frigolé (81) 98536.5507 e Renata Carneiro (81) 99921.4215
Facebook: jardim jardim Satori

1. Qual a metodologia de ensino ou proposta pedagógica (resumido)?

A metodologia em que se baseia e inspira o Jardim Satori é a Pedagogia Waldorf, que busca compreender o ser humano como sendo composto de diversas dimensões, sejam afetivas, cognitivas, sociais, psíquicas e espirituais e reconhecendo que o desenvolvimento intelectual depende dos demais âmbitos para acontecer em sua plenitude.

A intenção é que o jardim de infância tenha características de uma casa, com ritmo bem definido, um ambiente acolhedor, brinquedos que alimentam a criatividade e a capacidade imaginativa da criança. Além de vivências artísticas, trabalhos manuais, ajuda na arrumação da sala e no preparo do lanche. A jardineira (termo utilizado para a professora no jardim de infância) busca trazer para a sala aquilo que vive na natureza, representando, por exemplo, por meio de brinquedos naturais como, por exemplo, sementes, de imagens, de gestos, canções e contos. O conteúdo programático é oferecido através de rodas rítmicas, cirandas, dramatizações e canções. O “fazer com sentido” e “aprender fazendo” norteiam a prática desta proposta pedagógica.

No jardim de infância procura-se seguir um ritmo diário onde há momentos de expansão, como o brincar no parque fora da sala, e momentos de contração, como a hora da alimentação dentro da sala. Esse ritmo entre atividades de contração e expansão segue o ritmo cardiorrespiratório, do coração e pulmão. Quando o ser humano respeita essa pulsação ele se insere no ritmo natural das coisas e adquire saúde física e emocional.

2. Que séries oferece?

Educação infantil: jardim de infância misto (maternal e jardim juntos, compartilhando o mesmo espaço): crianças de 2 a 6 anos.

3. Qual o número total de alunos e máximo de alunos por sala?

Atualmente 9 crianças.
Máximo de 14 crianças por sala (pelo tamanho físico da mesma).

4. Tem ensino integral? Quantas vezes por semana?

Não. O horário é de um turno: 8h às 12h.

5. Quais as atividades extra-curriculares que oferece? Estão incluídas no valor da mensalidade?

Não oferecemos atividades extra-curriculares às crianças. Temos sim, organizados pelas próprias famílias voluntárias, a possibilidade de encontros semanais para trocas e aprendizados em trabalho manuais, e grupo de estudo mensal em Pedagogia Waldorf/Antroposofia.

6. Qual o tempo de existência da escola?

Desde 2013 (4 anos e 10 meses).

7. Ensino de idiomas? Qual ou quais?

Não.

8. Ensino de religião? Qual?

A Pedagogia Waldorf é cristã, porém não pratica nenhuma religião, mas busca desenvolver na criança o sentimento de religiosidade. Princípios e valores como a gratidão e o respeito por todos os seres da natureza são trabalhados no dia a dia. Rudolf Steiner, fundador dessa pedagogia, diz que a criança, nos seus primeiros sete anos de vida, possui uma religiosidade natural, corpórea, ou seja, uma entrega e abertura para aprender com o adulto sobre o mundo, sobre o outro e sobre si mesma e que tudo isso se tornam premissas para o desenvolvimento da CONFIANÇA.

9. Oferece alguma atividade de educação ambiental?

Nos jardins de infância Waldorf as crianças têm contato direto com a natureza, cultivando hortas, cuidando dos jardins, brincando com brinquedos feitos de materiais naturais ou mesmo colhidos diretamente da natureza que, além de lhe proporcionar impressões sensoriais verdadeiras e saudáveis, não poluem ou geram resíduos que possam agredir ao meio ambiente. Nas atividades vivenciadas com as crianças, como por exemplo, a pintura, as tintas utilizadas são feitas de pigmentos naturais; os trabalhos manuais são realizados com fios naturais como os de lã de carneiro e os de algodão.

10. Tem biblioteca?

Não. Acreditamos no educar nesta fase da primeira infância não através da leitura ou imagens prontas, mas da criação livre de imagens a partir das histórias e contos de fadas e terapêuticos oportunizados às crianças de modo oral, e também das diversas vivências do brincar.

11. Tem cantina com produção própria? Que tipo de alimentos oferece?

Não há cantina. As famílias se revezam semanalmente na compra da feira, mediante uma lista de alimentos sugerida pela professora, assegurando o lanche das crianças que é coletivo e preparado diariamente em sala entre todos: professora, auxiliar de sala e crianças. A indicação do Jardim Satori é que as famílias priorizem alimentos os mais integrais possíveis, idealmente produtos e frutas da estação de origem e cultivo natural, orgânicos e/ou biodinâmicos.

12. Se tiver algum outro diferencial, pode acrescentar!

“O brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que conduz ao fazer, sendo que neste fazer o homem tem a sua verdadeira essência humana. Não seria possível imaginar uma criança que não desejasse ser ativa, como o é quando brinca, pois o brincar representa a liberação de uma atividade que deseja se libertar do cerne do ser humano.”
(Rudolf Steiner)