Quase ninguém sabe, mas é numa casa de muro alto e verde na rua Carlos Lira – na altura do km 4,5 da Estrada de Aldeia (entrada do Espaço Verde) – que é fabricada grande parte dos minibrownies e minibolos de noiva vendidos nas maiores padarias e delicatessens do Recife, Olinda e Camaragibe.

A empresária Érika Leal, 47, criadora da marca Tia Flora, produz também bolo de rolo, bolos confeitados e temáticos para cantinas e lojas de conveniências. A produção já é tanta que ela abastece semanalmente um total de 85 pontos de venda.

Mas se engana quem pensa que os doces são feitos em escala industrial. Com a ajuda de apenas sete ajudante e um vendedor, Érika prima pela forma artesanal de cozinhar, confeitar e embalar tudo, com a preocupação ética de utilizar os melhores produtos – o açúcar demerara, por exemplo, é usado em quase todos os bolos – e de manter um clima de máxima harmonia entre os trabalhadores de sua fábrica de bolos.

Érica e suas ajudantes
Érica com parte da equipe preparando os bolos decorados de Páscoa. Foto: Tatiana Portela
Produção de bolos
Milhares de brownies e bolos de noiva são produzidos mensalmente. Foto: Tatiana Portela

Formada em Letras e tradutora de inglês, há 18 anos Érika viu na culinária uma maneira de trabalhar em casa e ficar mais tempo com os filhos pequenos. O bolo de noiva, naquela época, ela lembra, não era fácil de encontrar nas padarias tradicionais. O que se vendia era o bolo simples de ameixa, mas não a legítima receita pernambucana, com vinho e frutas cristalizadas.

Foi quando teve a ideia de aproveitar a receita do bolo do seu próprio casamento, feito por sua mãe, e começou a produzir pequenos bolos, de meio quilo e de um quilo. Foi sucesso absoluto, e logo de início ela passou a fornecer para grandes clientes como a Padaria Rosarinho, na Avenida Norte.

Hoje Érika trabalha numa casa de 250 metros quadrados que fica ao lado de sua residência e conta que tem uma equipe enxuta, porém muito boa, que já está com ela há muitos anos. Numa cozinha que funciona com seis fornos industriais e mais quatro de seis bocas, além de um fogão industrial e cinco freezers, a equipe manuseia cerca de 500 quilos de farinha e 700 quilos de açúcar a cada período de três meses.

A empresária calcula, por alto, que sua produção mensal seja de mais ou menos 3 mil brownies de 90g, 800 bolinhos de noiva de 90g e outros 250 minibolos de noiva de 500g. Isso sem falar nas tortas crocante, de chocolate, limão e maracujá, e nos bolos confeitados que faz por encomenda.

Bolos decorados
Sob encomenda, a Tia Flora produz também bolos temáticos. Foto: Divulgação

Entre seus maiores clientes, hoje, estão: as três lojas Diplomata, Mutti, Confeitaria Casa Forte, Padaria Triunfo, Padaria Boa Viagem e Padaria Rosarinho. E em Aldeia, os produtos Tia Flora estão à venda no Emporium (Posto BR), Porto Primo (Galeria Boulevard) e Supermercado Villa Aldeia.

Mais informações:

81 3458 4901 e 9 91616644

tia.flora.bolos@gmail.com

Instagram: bolostiaflora

Rua Carlos Lira, 80. Estrada de Aldeia, km 4,5