Se a Ilha do Leite é o polo médico do Recife, onde pessoas de outros estados vêm realizar tratamentos e cirurgias, Aldeia está se tornando polo de medicina holística, com diversas clínicas e espaços para tratamentos energéticos de cura do corpo e da alma. O PorAqui traçou um roteiro dos principais:

Espaço Shalom

Atividade em grupo no Espaço Shalom
Atividade em grupo no Espaço Shalom

Nascido na década de 1990, quando em Aldeia havia pouquíssimos moradores, o Espaço Shalom começou como uma espécie de retiro, em que as pessoas vinham para ter contato com a natureza, fazer trilhas, plantar e acampar. Com o tempo a idealizadora, Lúcia Helena Silveira veio morar em Aldeia e passou a fazer os atendimentos aqui mesmo, com  massagem, reiki e técnicas de relaxamento.

No momento o Shalom oferece atendimentos em reiki e chi kung, individual ou grupo. Tem parceria com instituições na área de capacitação em reiki, e com a Tao Ecoturismo e Treinamentos para o aluguel do espaço para eventos.

Espaço Shalom
Chã da Peroba (Estrada de Aldeia km 6)
(081) 99351-5979

Hayath Saúde, Beleza e Bem-estar

No Hayathi, diversas modalidades
No Hayathi, diversas modalidades

Inaugurado recentemente, o Hayath (significa “vida” em árabe) é um espaço voltado para a saúde, beleza e bem-estar localizado no km 9 da Estrada de Aldeia. A dançarina Alessandra Roma, idealizadora do Hayath, explica que o objetivo é promover a saúde, a beleza e o bem-estar dos aldeienses num mesmo local. “A gente sabe que tudo está relacionado, então, ao cuidar do corpo, a gente cuida também das emoções, e vice-versa”, diz.

Na área da saúde, o Hayath dispõe de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapias holísticas (para o alívio da dor e cura por meio de acupuntura auricular, meditação e ioga).
No campo da beleza, que é encarada também como uma forma de terapia, são oferecidos diversos tipos de massagens, design de unhas e sobrancelhas e limpeza de pele.

E no segmento bem-estar, as atividades tanto são exercícios físicos como terapias (a dança do ventre, por exemplo, cuida do corpo, alma e mente e é oferecida para os públicos infantil, adulto e idoso). Há também dança cigana, dança de salão, danças urbanas, balé clássico e popular, além do núcleo zen, com ioga e tai chi chuan. Por fim, há atividades artísticas, como aulas de canto, teclado, artesanato e arteterapia.

Hayath Saúde, Beleza e Bem-estar
Estrada de Aldeia, km 9
(081) 4116-1555 e (081) 98161-7575
Instagram: espaco_hayath

Ganesha Terapêutica Quântica

Ganesha
Lojinha esotérica do espaço Ganesha

Inaugurado no início do mês de julho, o Ganesha é um espaço/clínica/loja voltado para as terapias quânticas, que são técnicas que visam o alinhamento energético do ser humano em suas dimensões física, mental e espiritual. Trabalha com terapias como acupuntura, massagem, PNL, Barra de access, Programa de Revitalização Quântica, Conexão com o Sagrado Feminino, Conexão com o Sagrado Masculino, cursos de Medicina Tradicional Fulni-Ô, curso de hipnose, auriculoterapia, reiki usui tibetano, karuna reiki, radistesia, cromoterapia, litoterapia. Funciona também como espaço de pesquisa e formação de profissionais da área.

Na loja esotérica há diversos produtos taoístas, hindus, chineses e afro-brasileiros, tanto voltados para o trabalho dos terapeutas holísticos como para o público em geral, como agulhas, óleos essenciais, florais, cristais, incensos, sabonetes fitoenergéticos e fitoterápicos, além de decoração esotérica e roupas indianas.

“Estamos muito felizes em inaugurar nosso espaço aqui, pois vemos que Aldeia está se tornando um celeiro de um novo pensamento da saúde integral, que é a saúde completa, o ser humano visto como um todo”, diz Saulo Uchôa, que encabeça o projeto junto com Gil Souza e Carol Costa.

Ganesha Terapêutica Quântica
Estrada de Aldeia, km 10,5
Fone: (081) 99511-6656
Email: ganeshaterapeuticaquantica@gmail.com

Satôri Terapias Holísticas

No Satori, terapia de biomagnetismo
No Satori, terapia de biomagnetismo

Num ambiente bastante arborizado e silencioso, as amigas Shiguemi Matsumiya, Drica Ayub e Luciana Madruga se uniram, recentemente, para montar o Satôri Terapias Holísticas. Na mesma casa onde funcionou a Escola Waldorf Satori, agora os atendimentos são feitos pelas três terapeutas com hora marcada. Outros profissionais que se identificarem com a proposta também podem sublocar o espaço.
Shiguemi Matsumiya, terapeuta sistêmica – Atendimentos individuais e em grupos de Constelação Sistêmica Familiar, Terapia Floral (Florais da Califórnia) e Biomagnetismo.
(081) 99607-8005

Luciana Madruga, terapeuta natural – Thetahealing, fitoterapia, cristaloterapia, florais de Bach, sagrado feminino e jornadas xamânicas. (081) 999680-0030

Drica Ayub, terapeuta corporal – Yoga, massagem ayurvéica, renasciomento, aromaterapia, massagem e consciência corporal para gestantes e dança terapêutica. (081) 99811-7770

Satôri Terapias
Estrada do Oitenta, km 5,5, Aldeia

Universidade Aberta do Terapeuta (Unate)

Aula de Lian Gong na Unate
Aula de Lian Gong na Unate

Braço científico-pedagógico da Academia Brasileira de Acupuntura e Naturopatia (Aban), a Universidade Aberta do Terapeuta (Unate) fica no km 4,5 de Aldeia e lá são realizados atendimentos e cursos na área da saúde integral, como Medicina Tradicional Chinesa, Alquimia Floral e Constelação Sistêmica Familiar.

Coordenada pelo terapeuta PhD em Medicina Taoísta Leonardo de Paiva, a Unate formou grande parte dos terapeutas atuantes em Aldeia. Lá foi criado o método terapêutico Tacai, que associa práticas complementares como florais, remédios vibracionais, fitoterapia, constelação familiar, apometria e Programação Neurolinguística, entre outras.

Nas sextas-feiras pela manhã há sessões de Lian Gong.

Unate
Rua Humberto Teixeira (Entrada no km 4,5)
Para marcar uma consulta: Valderez – (081) 3265-4112

Mari Magliano

Mari Magliano Pilates
Mari Magliano Pilates

O Mari Magliano Pilates é um dos maiores estúdios do gênero no estado e foi construído especialmente para ser um templo dos praticantes de pilates e ioga. Lá, além dessas duas práticas, há também aulas de karatê, krav magá e aikidô e atendimentos em fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, acupuntura, terapia ocupacional, constelação familiar, biomagnetismo, shiatsu e medicina funcional.

Mari Magliano
Rua Carneiro Mariz, 185 (Entrada no km 4,5)
(081) 99731-3165
(081) 99114-8557

Mandala Terapias

Ritual xamânico de cura espiritual
Ritual xamânico de cura espiritual

Numa linha mais voltada para o xamanismo, o Mandala Terapias Holísticas, no km 11, oferece rodas de cura xamânica, terapia temazcal, massoterapia ayurvédica, shiatsu, iridologia chinesa, reiki, reflexologia, acupuntura coreana e tradicional e auriculoterapia. O casal de gaúchos Edimar Taroni e Silvia Flores dos Santos são os responsáveis pelo local e os atendimentos são marcados pelo telefone (081) 99616-5390.

Aldeia UniOM

Tai Chi Chuan
Tai Chi Chuan

Definida como “um espaço de Xamanismo, Terapias integrativas e também é a 1ª Cidade Planetária de Luz ancorada no nordeste que tem como propósito o desenvolvimento do Ser Humano através do autoconhecimento e da expansão da consciência pelo despertar do amor em todos os corações”, a Aldeia UniOM funciona na Estrada do Borralho, km 7. Lá, as práticas de meditação, os círculos de mulheres, as cerimônias xamânicas e de cura e bênção do útero dividem espaço com atividades de Tai Chi Chuan, Lian Gong, Reiki Usui e Maheo’o Reiki/Cristais Xamânicos.

Aldeia Uniom
Sítio Airumã
Av. Franco Gondim, 1438
Camaragibe/PE – CEP 54789-370
(81) 99929-1791 – Ariella Paz
(81) 99953-3816 – Diogo Paz

Espaço Equilíbrio

yara
Yara M Silva

No Espaço Equilíbrio, que funciona no Palatino Open Mall (km 5), a massoterapeuta Yara M Silva faz um trabalho voltado à aplicação do Do-in, e vários tipos de massagens, como Shiatzu, Shantala (pediátrica) drenagem linfática pré e pós-operatória, massagem energética, geriátrica e relaxante com óleos. Ela trabalha também com a Terapia de Reprogramação e Ressignificação Tacai (TRT) e Método MZ (massagem que rejuvenesce a pele, suavizando rugas e melhorando a elasticidade).

Espaço Equilíbrio
Palatino Open Mall, Estrada de Aldeia, km 5
(081) 98529-7946 e (081) 99518-4069