Com o nome em inglês por ter sido criado pela professora e dona da escola de idiomas Achieve Languages, de Aldeia, Volnya Mantu, o Aldeia Book Club é um clube feito para pessoas que amam ler. A ideia é simples e não chega a ser novidade – muitos clubes do livro já foram criados por aí –, mas em Aldeia é a primeira vez que um grupo vem se formando via WhatsApp para discutir autores e livros com o objetivo único de trocar sugestões de leituras e ampliar o universo cultural de quem participa.

Achieve Languages cresce junto com Aldeia

O interessado pede para ser incluído no grupo e pode sugerir até três títulos para ser a leitura do mês. Após uma votação, o livro escolhido vai ser lido por todos e será tema de uma conversa presencial, marcada mensalmente para reunir os participantes. Ao mesmo tempo, no grupo, livros podem ser doados ou emprestados, outras dicas de leituras podem ser trocadas, assim como sites especializados, opiniões sobre suporte físico ou digital e todo tipo de conversa que gire em torno do hábito de ler.


Segundo a idealizadora, o clube não limita os participantes por idade ou gosto literário. “O único pré-requisito é gostar de ler”, diz a primeira regra do clube, seguida de “tem que ser por puro prazer, nunca trabalho ou preocupação, para trazer felicidade”, a regra número 2. Para garantir a boa convivência entre os participantes, a regra 3 diz: “as opiniões devem ser respeitadas, e, quanto mais diversidade de pontos de vista, mais rica será a nossa jornada”.

Quem se interessar em participar do Aldeia Book Club só precisa pedir à própria Volnya (081) 99975-3407 para ser adicionado.???