Há 30 anos estudando teoria e prática da Medicina Tradicional Chinesa e procurando harmonizá-la com a biomedicina ocidental, o fisioterapeuta e fisiologista pernambucano Leonardo Paiva acaba de ser reconhecido como Doutor em Medicina do Tao, título concedido pelo International Institute of Being Tao.

O título, segundo Leonardo, foi uma surpresa, e representa o reconhecimento de seu trabalho de harmonização das duas racionalidades médicas, a oriental e a ocidental, sistematizadas num método que ele criou, chamado Tacai (Terapia Acupuntura e Alquimia Integrados).

Unate oferece capacitação em terapias complementares

“O método Tacai é a integração da Medicina Tradicional Chinesa com técnicas de acupuntura japonesa e coreana, fisiologia energética da alquimia europeia e conhecimentos da biomedicina. Complementando, tem também uma pincelada da fenomenologia da constelação familiar de Bert Hellinger”, explica Leonardo. “Tudo numa mesma abordagem terapêutica”.

Expansão

O método criado por Leonardo já é ensinado hoje em escolas de João Pessoa, Campina Grande, Maceió, Albergaria (Portugal) e Esberg (Dinamarca). Em Pernambuco, pode ser aprendido na Universidade Aberta do Terapeuta (Unate), criada por Leonardo em Aldeia, e no curso de Pós-Graduação em Odontologia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Buscando a promoção da saúde integral, a metodologia trata dores físicas e emocionais, como traumas e fobias e também vícios, por meio de técnicas como acupuntura, alquimia, massoterapia, reflexologia, hipnoterapia, reiki, florais, remédios vibracionais Sanjeevini, bioenergética, fitoterapia, artes marciais, constelação sistêmica e reprogramação com cristais de silício.

Além de cursos de formação voltados a profissionais de saúde e interessados em geral, a Unate atende pacientes em consultas privadas e no ambulatório-escola (é preciso consultar dias e horários).

“O método Tacai é para quem deseja realizar a alquimia da alma, ou ainda alguém que está à procura de caminhos de harmonização para os males físicos, mentais ou emocionais”, resume o site da Unate.

Mais informações: (081) 3265-4112 ou no blog da Unate: http://unat-aban.blogspot.com.br/

Universidade Aberta do Terapeuta (Unate)
Rua Humberto Teixeira, 251, km 4,5, Aldeia