Inaugurada com festa pela Prefeitura de Camaragibe em setembro do ano passado, a rua Oscar Steiner, mais conhecida como Estrada dos Macacos, que liga Aldeia ao Recife, pelo km 4,5, continua à espera de alguns detalhes que fazem muita falta para quem a utiliza. Nos 700 metros que pertencem a Camaragibe foram colocadas oito lombadas que até hoje estão sem sinalização, por exemplo. Além disso, falta iluminação e o trecho inicial da pista está bastante esburacado.

Logo no início da via há um trecho bastante esburacado
Logo no início da via há um trecho bastante esburacado

“A Estrada dos Macacos, que deveria ser uma maravilha para quem mora em Aldeia, está cheia de problemas. É buraco, lombada e falta de iluminação”, atesta a moradora Myra Rabelo, que diariamente trafega pela via na ida para o trabalho. “Além do mais, não dá para voltar por ela por falta de segurança. Não conheço ninguém que tenha coragem de passar por ali à noite”, diz.

Inaugurada nova via ligando Aldeia ao Recife

As lombadas, consideradas por muitos moradores como desnecessárias, excessivas, altas e “invisíveis”, porque estão sem pintura ou com a pintura muito fraca, são justificadas pela Prefeitura: “Foram colocadas devido à quantidade de pedestres e ciclistas que circulam no local e à largura da rua, que por ser estreita, dificultou a inclusão de calçadas”.

Ainda segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Infraestrutura, “o tamanho das lombadas está dentro do padrão e a única que está maior, já na área que compete ao Recife, foi construída pelos próprios moradores”. Além de informar que está mandando uma equipe técnica para averiguar a situação da via, a Secretaria anunciou ainda que “está sendo feito um novo processo de iluminação e inclusão de calçada para o local e que, quando tal processo estiver concluído, as lombadas deverão ser retiradas de lá”.

Com relação à rotatória que dá acesso à via, a Prefeitura informou que está em processo de licitação.