O Ibama e as prefeituras dos oito municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe (Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Araçoiaba) vão treinar brigadistas voluntários para atuarem na prevenção e combate a incêndios florestais, um problema bastante comum na região e de consequências danosas tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população.

Quem quiser ser um brigadista está convidado a participar da reunião convocada para esta terça-feira (22), às 19h, na Pousada Aldeia dos Camarás (primeira à direita depois da FOP, no sentido Recife-Aldeia). Na ocasião, serão apresentados os objetivos do curso e feitas as pré-inscrições dos interessados.

Para se tornar um brigadista é preciso residir na APA, ter compromisso com o meio ambiente e aptidão física. Depois de participar do curso ministrado e certificado pelo Ibama, com 40 horas-aula (uma semana no final do mês de setembro), o brigadista estará apto a monitorar, prevenir, preparar e combater o uso do fogo, utilizar os equipamentos de proteção individual, realizar ações de conscientização, orientação e educação ambiental, entre outras atividades.

Voltado prioritariamente para um público jovem – por exigir alto condicionamento físico -, o curso proporcionará ao participante a oportunidade de criar uma rede de contatos, adquirir conhecimentos importantes e obter o certificado do Ibama.