Um exército de mais de cem mulheres (e três homens) de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vem passando por um processo de profissionalização, com o apoio da Prefeitura e do Sebrae, e ganhando espaço no mercado do artesanato. Desde janeiro já participaram de diversos treinamentos em “qualidade e design do produto”, “como vender mais e melhor”, “composição de preço”, “fluxo de caixa” e “atendimento ao cliente”. E além de dois fortes polos de venda fixa, vêm participando de tudo quanto é de feira de artesanato, desde a Fenearte – a maior da América Latina – até a Fecriarte, que acontece até domingo (30) em Aldeia.

Os materiais e estilos vêm se diversificando com o tempo
Os materiais e estilos vêm se diversificando com o tempo

Leia também:

Dona Vela Patchwork: um produto fofo para cada ocasião 

Artista de Camaragibe abre loja com peças multicoloridas em Aldeia

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe, Nívia Borba, este fim de semana o artesanato de Camaragibe poderá ser conferido nos oito estandes da Prefeitura na Fecriarte, que acontece no km 7 da Estrada de Aldeia. Estarão expondo seus produtos 36 artesãos, que levarão peças em tecido, ecojoias, cordas, madeira e feltro, além de licores e docinhos.

Com o apoio da Prefeitura, os artesãos vêm se profissionalizando
Com o apoio da Prefeitura, os artesãos vêm se profissionalizando

Pontos fixos

O artesanato de Camaragibe ganhou, também este ano, dois importantes incentivos, que são os pontos de venda no Camará Shopping e na Rua Eliza Cabral. “No shopping temos tido um ótimo retorno financeiro e os artesãos ganham excelente visibilidade. E na Eliza Cabral são vinte bancas funcionando em esquema de rodízio de terça a domingo. Temos conseguido atingir nosso objetivo, que é ajudar essas pessoas a se sustentarem a partir de seu próprio trabalho. Elas têm talento e mercado existe”, diz Nívia. Segundo ela, algumas artesãs de Camaragibe já produzem para redes como a Tok Stok e exportam suas peças para outros países.

Fecriarte
Estrada de Aldeia, km 7 (Fazeventus)
28/9 das 12h às 21h;
29/9 das 10h às 21h;
e 30/9 das 10h às 19h