O setor de economia criativa de Camaragibe vem recebendo um empurrãozinho considerável por parte da Prefeitura. O projeto Empreender Camaragibe, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cidadania, está sendo gestado para dar total apoio aos grupos produtivos do município. A ideia, segundo o secretário Luciano Góes, é ajudar os profissionais que lidam com reciclagem, gastronomia, artesanato, saúde e lazer e agricultura familiar na elaboração de projetos e infraestrutura operacional.

Camaragibe está presente em grandes eventos do Estado, como a Fenearte
Camaragibe está presente em grandes eventos do Estado, como a Fenearte

“Já estamos capacitando a população em diversas áreas, inclusive na área de empreendedorismo, com uma parceria que firmamos com o Instituto Fecomércio, além de outras formações que oferecemos com o apoio do Senai e Senac”, comemora Luciano. Quem quiser se inscrever num curso, como o de costura reta, por exemplo, só precisa buscar informações no site da Prefeitura ou ligar para (081) 3484-2333 ou (081) 3484-1843.

Camará Shopping será inaugurado nesta quarta (2)

Peças em linha super coloridas
Peças em linha super coloridas da Fuxico e Cia.
A tapeçaria continua sendo forte no artesanato de Camaragibe
A tapeçaria continua sendo forte no artesanato de Camaragibe

Loja no shopping

A comercialização dos produtos também tem um importante incentivo por parte da Prefeitura de Camaragibe. Além dos estandes do município em feiras como Fenearte e Fecriart, uma loja de 75 metros quadrados será inaugurada nos próximos meses no Camará Shopping para divulgar e escoar os produtos locais. Até lá alguns produtos já estão expostos numa área temporariamente cedida pelo shopping.

Loja de artesanato de camaragibe

Patchwork com motivos regionais e diversas utilidades
Patchwork com motivos regionais e diversas utilidades

Para Ceça Santos, presidente da Associação de Mulheres Guerreiras de Camaragibe, esse ponto será uma excelente vitrine para estimular ainda mais o lado empreendedor das mulheres que produzem artesanato na região. Segundo ela, o artesanato de Camaragibe vem começando a se diversificar, mas o forte ainda é tapeçaria, bordado, costura, patchwork e fuxico.