A prefeitura de Camaragibe deu um passo importante para a concretização da estrada-parque de Aldeia, projeto da sociedade civil que prevê a transformação da PE-27 numa rodovia humanizada, com vias para pedestres e ciclistas, além de canteiro e acostamento.

O prefeito Demóstenes Meira esteve pessoalmente na sede do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) protocolando um pedido de convênio para a construção da Estrada-Parque no trecho do km 2 ao km 14 da PE-27.

Estrada Parque: antigo sonho dos aldeienses começa a se tornar realidade

“Temos muito o que comemorar com esse convênio, que deverá ser assinado nos próximos dias”, revela Daniel Meira, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Camaragibe, escolhido pelo prefeito para ser o gestor do projeto. “Em primeiro lugar por ser um projeto que legitima um desejo da comunidade, já que o projeto é de iniciativa do Fórum Socioambiental de Aldeia, e também por evidenciar uma parceria público-privada. Com esse convênio garantiremos verba estadual e federal para a construção da estrada”.

Segundo Daniel Meira, o projeto é audacioso e vai beneficiar a todos. Ao longo da estrada muitos imóveis terão que recuar seus muros para respeitar a faixa de 15 metros (de cada lado) de domínio público a partir do centro da pista. O secretário garante que haverá muito diálogo e as pessoas vão compreender que a estrada-parque vai valorizar ainda mais os imóveis e, por isso, não vão se opor a ela.

“Já conversamos com muitos moradores e recebemos empresários elogiando o projeto e querendo fazer parte dele”, diz Daniel Meira, antecipando que o projeto será iniciado pelas áreas que têm atualmente a faixa de domínio público livre de ocupações, como é o caso da extensão de um quilômetro entre o homecenter do km 10 (onde foi construído o projeto-piloto) e o Espaço do Saber (ou parque municipal).

Estrada de Aldeia hoje
Hoje, quase toda a Estrada de Aldeia está sem passagem para pedestres e ciclistas

Sociedade civil

A notícia foi recebida com muita empolgação pelos integrantes do Fórum Socioambiental, idealizador do projeto. “Nosso papel no empoderamento da comunidade é fortalecido com essa iniciativa da prefeitura. Mostra que, quando organizada e bem articulada, a sociedade civil pode, sim, sensibilizar o poder público e conquistar as mudanças que deseja”, festeja Herbert Tejo, presidente da instituição.

Projeto-piloto
O trecho-piloto, no km 10, já mostra como ficará a nova estrada

No início de agosto os empresários César e Bruno Dantas iniciaram um projeto-piloto da estrada-parque no trecho de 40 metros em frente ao homecenter que estão construindo no km 10 da PE-27. Quem passa por ali já pode ver as faixas de pedestres e ciclistas, além dos canteiros, já plantados, que dão uma ideia de como pode ser toda a extensão da Estrada de Aldeia, no futuro.