Nesta segunda-feira (28) a Prefeitura de Camaragibe inaugura o Ambulatório LGBT – Espaço Darlen Gasparelle, segundo equipamento desse tipo em todo o Estado de Pernambuco. Localizado na Rua Joaquim Cavalcante de Santana, no Bairro Novo do Carmelo, a unidade vai oferecer cuidados especializados para a população LGBT nas áreas de promoção, prevenção e tratamento a diversos agravos, além de consultas com psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Primeira galeria de arte de Camaragibe será inaugurada em junho

O nome do espaço é uma homenagem à memória da ativista fundadora do movimento trans de Pernambuco, Darlen Gasparelle. Segundo o secretário de Saúde do município, Hely Farias, depois do Recife, Camaragibe está dando uma atenção à parcela LGBT da população porque muitas vezes são pessoas que deixam de procurar atendimento médico por medo de serem desrespeitadas.

“Não estamos apenas abrindo um ambulatório para atendimento, mas iniciando um programa de saúde para pessoas LGBT. Muitas vezes esse público se recusa a ir a um ambulatório por receio de como será recebido pelas pessoas que estão esperando consulta e até por alguns profissionais que ali trabalham. Por isso, estamos colocando profissionais – em sua maioria também LGBT – para que os pacientes possam ter um atendimento adequado, sejam recebidos com carinho e se sintam mais à vontade para tratarem de suas patologias”, explica o secretário.