Uma boa oportunidade de ver de perto os bois e ursos que fazem parte da cultura pernambucana será neste domingo (1/7) a partir das 9h na Vila da Fábrica, em Camaragibe. Mais de 20 agremiações de todo o estado estarão participando do VI Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco, com desfile dos folguedos pelas ruas da Vila e oficinas nas áreas de percussão, dança e teatro no domingo seguinte.

Mateus e Catirina sõ personagens do boi Camará
Mateus e Catirina sõ personagens do boi Camará

Camaragibe inaugura galeria com feira de artesanato dedicada a Frida Kahlo

Estarão em Camaragibe o Boi Camará, Boi Manhoso, Boi Faceiro, Boi Dourado de Limoeiro e o Boi Maracatu de Arcoverde, entre outros, além das variantes culturais Urso Branco Cangaçá, Urso da Tua Mãe, Afoxé Povo dos Ventos e o Bloco Lírico Pierrot de São José.

Em Pernambuco são mais de 300 agremiações de bois e variantes
Em Pernambuco são mais de 300 agremiações de bois e variantes

De acordo com Eliane Medeiros, presidente da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (Fecbois/PE), cada município tem seu tipo de boi, podendo ser de origem indígena, com a participação de caboclinhos, ou africana, com raízes no maracatu ou no samba.

“O Boi Camará, por exemplo, que é o de Camaragibe, tem sua raiz nas antigas escolas de samba do município, que já não existem mais. E todo ano sua coreografia tem um enredo que conta uma história. Este ano o tema será Brincadeiras de Criança”, explica Eliane, que também é diretora da Federação das Agremiações Carnavalescas de Camaragibe.

Segundo ela, os bois são compostos por, no mínimo, 30 pessoas. Os que participam de concurso têm personagens como Mateus, Catirina, ema, capitão, burrinha, Jaraguá, anjo, diabo e pajé. Já os ursos, cavalos marinhos, pastoris, reisado e mascarados são variantes do boi.

No domingo, a cerimônia de abertura do encontro terá a presença do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, e de representantes da Fundação de Cultura da cidade, que apoia o evento. Os desfiles seguem até o meio-dia e, depois de uma pausa para o almoço, são retomados e vão até às 19h.

VI Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco
Local: Av. Dr. Pierre Collier (Em frente à Fundação de Cultura) – Vila da Fábrica – Camaragibe
Domingo, 1º de julho, a partir das 09h
Aberto ao público
Mais informações: https://www.facebook.com/camaragibecultura