Com as chuvas fora de época que caíram nas últimas semanas, alguns problemas voltaram a assustar os moradores de Aldeia: ameaça de quedas de árvores, postes e fios caídos, mais buracos nas estradas e até risco de deslizamento de barreira na ladeira. Os perigos são muitos, os moradores reclamam e denunciam nas redes sociais e as autoridades não agem preventivamente.

Sem dinheiro, DER diz que faz o que pode pela Estrada de Aldeia

Uma das maiores reclamações dos aldeienses, com a chegada das chuvas fortes, tem relação com a ameaça de queda de árvores na estrada, o que pode causar acidentes sérios. Principalmente na área de mata fechada, que fica no trecho pertencente a Paudalho, a partir do km 14. No dia 23 de abril, por exemplo, a queda de uma árvore causou um acidente que feriu um casal em uma moto no km 18.

Árvores ameaçam cair na estrada
Árvores ameaçam cair na estrada e causar graves acidentes

Provocado por moradores, o vereador Miqueias Correia procurou o responsável pela Usina São José – proprietária de grande parte do trecho de mata na beira da estrada – e solicitou que seja feita uma análise da estrutura das árvores próximas à rodovia. Segundo o vereador, a Usina informou que está enviando uma equipe nos próximos dias para avaliar a situação e fazer as podas necessárias.

Fenda na ladeira

Desde o inverno passado o DER ficou de consertar a fenda na ladeira e até agora nada foi feito
Desde o inverno passado o DER ficou de consertar a fenda na ladeira e até agora nada foi feito

Outra preocupação dos moradores é com a fenda aberta desde o ano passado no km 2 da PE-27, em plena ladeira, em que a erosão ameaça avançar e há risco de desabamento. Segundo o DER, que fez no local um remendo asfáltico de emergência (quase um ano atrás), há uma licitação em curso para consertar o problema. Mas enquanto isso, quem passa de carro e mora na parte de baixo do morro vive o risco de uma tragédia anunciada.

Buracos

Trecho de Camaragibe cheio de buracos
Trecho de Camaragibe cheio de buracos
Na parte pertencente ao Recife, mais e mais buracos
Na parte pertencente ao Recife, mais e mais buracos

Já em relação à manutenção das estradas, especialmente das vias vicinais, a situação começa a ficar crítica. A Estrada dos Macacos, inaugurada como alternativa ao trânsito da ladeira, está colecionando problemas, entre eles a buraqueira que se formou a partir do carreamento de terra das laterais da via provocado pelas chuvas. Os moradores, que já denunciaram diversas vezes a existência de lombadas irregulares naquela estrada, esperam que as prefeituras de Camaragibe e do Recife tomem alguma providência.

Postes

Poste
Poste

Os postes e fios elétricos ao longo da Estrada de Aldeia são outra ameaça quando chega o período das chuvas. Este mês, graças à denúncia feita por moradores no grupo de WhatsApp Comunidade Conectada, a Celpe substituiu a tempo um poste de energia que estava quase caindo, no km 9,5, ao lado do Bar Zé do Mé.

Porém, segundo o inspetor da Celpe para Camarahibe e São Lourenço, Felipe Ursulino, não há motivo para preocupação. “Os postes são vistoriados todos os meses, independente de chuva ou sol. As inspeções minuciosas existem para analisar a confiabilidade dos postes e das redes, logo fazendo um plano preventivo de todo conjunto de alimentadores da regional”, afirmou.