A administração do condomínio Torquato Castro I, que fica no km 13 da Estrada de Aldeia, está lançando uma campanha – a princípio internamente – contra a soltura de fogos e de balões. Já se antecipando à chegada das festas juninas, o síndico Kildare Soares Vieira alerta que tanto os fogos de artifício quanto os balões causam muito estresse aos animais e perigos de queimadas e incêndios das matas.

Cartaz feito pela administração do condomínio
Cartaz feito pela administração do condomínio

“Se para nós, humanos, os fogos de artifício são uma diversão, para os animais domésticos e silvestres é um momento de tensão e causa de muito estresse”, explica Kildare. Além dos cartazes, a mensagem vai ser enviada também por e-mail e WhatsApp para os grupos do Torquato I.

Saiba como evitar o estresse dos fogos de artifício para seu pet

A ideia do síndico é divulgar a campanha por toda Aldeia, a partir da Associação dos Condomínios, da qual ele faz parte, e dos influenciadores locais. Ele pretende difundir também a ideia de que os balões representam um grande risco para o meio ambiente, podendo causar mortes, prejuízos patrimoniais e perigo ambiental. “A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos”, diz o material produzido por ele.

Kildare explica que não é a favor nem contra os fogos de artifício. “Até acho bonito, mas temos que saber usar, ter consciência de que vivemos numa área de Mata Atlântica e de aqui vivem muitos animais que sofrem com os sons dos fogos. Se conseguirmos conscientizar uma pequena parte dos moradores sobre isso, já teremos feito uma grande coisa”, anima-se o síndico.