Época de Natal, tempo de reflexão e de atitudes nobres. Já pensou que além de mensagens de paz, abraços nos amigos e caridade com os necessitados, você pode também aproveitar esse momento para pensar no planeta e plantar a sementinha de um mundo mais verde? Pois uma campanha do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) pode ser o caminho. Com apenas R$ 10 você estará patrocinando o plantio de uma muda que vai ajudar a recuperar a Mata Atlântica e a Caatinga do Nordeste brasileiro.

A campanha chama-se ReNordestando – Juntos pela restauração dos ecossistemas nordestinos e tem como meta plantar 200 mil mudas em 2019. O Cepan é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos, para “gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de recursos humanos e diálogo com a sociedade”.

Imagem: Cepan
Imagem: Cepan
Imagem: Cepan
Imagem: Cepan

Áreas prioritárias

A campanha elegeu como áreas prioritárias as regiões com maior urgência de restauração e de maior importância com relação aos serviços ecossistêmicos prestados, como as Áreas de Preservação Permanente (APP) previstas no Código Florestal Brasileiro, em ambos os biomas. Levando em conta atividades de recuperação de áreas degradadas, a segurança hídrica, energética e de segurança alimentar, o Cepan analisa e seleciona também outras áreas, além das APPs, para o plantio.

Outras formas de participar da ReNordestando são cedendo uma parte de sua propriedade para o plantio ou, se você tem uma empresa, fazer uma doação como empresa apoiadora. Se você se interessa em participar diretamente do plantio, também pode preencher um formulário e fazer parte de um grupo que será sorteado.

A campanha não é só para o Natal, nem vai resolver todos os problemas ambientais dos biomas nordestinos, como diz o próprio Cepan em seu site, mas já é um primeiro passo.

Para contribuir, acesse o site http://cepan.org.br/campanharenordestando/