Quem for ao Cineclube Bianor, em Camaragibe, no próximo domingo (26), poderá conferir a exibição do premiado documentário “Martírio”, dirigido por Vincent Carelli em parceria com Ernesto de Carvalho e Tita Soares, a partir das 16h. Ao final da sessão haverá um debate com o público sobre demarcação de terras e extermínio de povos indígenas, temática do filme.

A programação faz parte do Domingo na Vila, que a Prefeitura de Camaragibe realiza todos os domingos na Vila da Fábrica, com feirinhas de artesanato e gastronomia e espaço ruas interditadas para a realização de atividades de lazer.

Domingo na Vila é a mais nova opção de lazer para quem mora em Aldeia

O documentário escolhido trata de um tema que tem relação com a região de Camaragibe, onde viveram os índios camarás. Segundo os organizadores da mostra, por volta do século 15 o território onde hoje é está o município era ocupado de forma predominante por ameríndios, que se distribuíam em pequenas aldeias.

Segundo o diretor do filme, a obra serve como um chamado de alerta para a sociedade sobre a matança de índios em pleno século 21. “Os índios não são um bando de malucos que resolveram invadir fazendas. Eles estão indo para lugares muito específicos, que eles conhecem, onde os antepassados moraram e estão enterrados. Tudo tem uma razão de ser. O filme se propõe a esclarecer esse equívoco”, diz Carelli.

A sessão será gratuita e a classificação indicativa é livre.

Domingo na Vila – Cineclube Bianor apresenta “Martírio”
Data: Domingo – 26 de novembro – 16h
Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Av. Dr. Pierre Collier, s/n, Vila da Fábrica – Camaragibe