Uma iniciativa da Prefeitura de Camaragibe vem estimulando a população a adotar práticas sustentáveis em suas residências, condomínios, comércios ou indústrias. É o IPTU Verde, um desconto progressivo no imposto municipal para quem tomar medidas simples que gerem economia de água e energia ou que preservem o meio ambiente e contribuam para um mundo mais verde. Para garantir o desconto, que vai de 5% a 15% e vale para o cálculo do imposto do ano que vem, é preciso solicitar o Selo Verde até outubro deste ano.

Leia também:

Água: um bem mais que essencial

A história de Annete e seu amor incondicional por todas as formas de vida

A campanha da Prefeitura indica algumas medidas que podem ser facilmente implantadas para se obter a certificação: instalação de calhas para reaproveitar água da chuva; troca das descargas comuns dos vasos sanitários pelas de comando duplo ou comando único; troca de lâmpadas convencionais por led; reaproveitamento da água do banho, da lavagem de roupa e das pias para regar o jardim ou para a descarga do vaso sanitário; separação do lixo; aproveitamento de resíduos orgânicos em compostagem; instalação de sistemas de energia solar e de telhados verdes; entre outras.

Segundo as regras da campanha, a Lei nº 742/2017 vale para imóveis residenciais e não residenciais. Cada mudança efetuada com o intuito de tornar o imóvel mais sustentável vale pontos que serão somados para o cálculo do desconto.

Para solicitar o desconto será necessário preencher um formulário de requisição no Setor de Tributação da Prefeitura, na Avenida Belmino Correia, 3038.

Mais informações: (081) 2129 9568 ou www.camaragibe.pe.gov.br

IPTU 2019

Os carnês do IPTU 2019, segundo a Prefeitura de Camaragibe, serão enviados pelos Correios (e também poderão ser emitidos no site da PMC) a partir deste mês de fevereiro, mas o vencimento da primeira parcela, ou da parcela única, é 15 de abril. Quem pagar à vista terá 10% de desconto e caso não possua débitos até novembro de 2018, ganhará mais 10% sobre o valor total.