No número 251 da rua Humberto Teixeira (km 4,5, na entrada da Waldorf Aquarela) funciona a Universidade Aberta do Terapeuta (Unate), dirigida pelo fisiologista, fisioterapeuta e acupunturista Leonardo Paiva, 56. Criada em 2003, a Unate é um departamento da Associação Brasileira de Acupuntura e Naturopatia (Aban) que surgiu pela necessidade de um espaço de formação profissional voltado às terapias que associam os conhecimentos da medicina tradicional oriental aos da alquimia paracelsiana.

“Termos como acupuntura, física quântica, kyusho, constelação familiar, por exemplo, têm conceitos muito complexos para a nossa racionalidade ocidental. Daí pensarmos em sistematizá-los num método a que chamamos de método Tacai (Terapia Acupuntural e Alquimia Integradas), que vivenciamos aqui”, explica Leonardo.

Leonardo Paiva
Leonardo é o criador do método que integra várias terapias. Foto: Tatiana Portela

O método Tacai, segundo Leonardo, associa práticas complementares como como florais, remédios vibracionais, fitoterapia, constelação familiar, apometria e Programação Neurolinguística, entre outras, tendo como base a Medicina Tradicional Chinesa, a Alquimia Paracelsiana e conhecimentos biomédicos ocidentais.

O que ele chama de “Terapia de Reprogramação Tacai” se utiliza de todas essas técnicas para aliviar o sofrimento de lembranças traumáticas, lutos e fobias. E muitas vezes, diz ele, os resultados são sentidos em poucos minutos.

O jardim da Unate
A Universidade Aberta tem um agradável jardim que convida à reflexão. Foto: Tatiana Portela

Na agradável casa decorada com um leve toque oriental e cercada por um arborizado jardim, a Unate funciona com atendimento clínico, aulas de ioga, ambulatório-escola, formações continuadas de curta duração e duas grandes formações, de 360 horas/aula cada: Acupuntura e Terapias Complementares e Alquimia e Astrologia Aplicada às Terapias Sistêmicas. Anualmente uma média de 60 alunos concluem a formação na Universidade.

E para participar não é preciso ter formação na área de saúde. As aulas práticas acontecem no ambulatório-escola, com atendimento ao público a preços populares nas quartas-feiras à noite e sextas-feiras pela manhã.

Também na Unate funciona o Grupo de Auxílio Fraterno Francisco de Assis (Gafa), que realiza atendimento de apometria e constelação familiar, de forma gratuita, às quintas-feiras.

Universidade Aberta do Terapeuta
Rua Humberto Teixeira, 251, Aldeia (km 4,5)
(081) 3265-4112
leonardo@paivaesouza.com
http://unat-aban.blogspot.com.br

Matéria publicada originalmente em maio de 2017 e atualizada em setembro de 2018