Em 2017 surgiu a Feira de Orgânicos de Aldeia, que ocorre quinzenalmente no estacionamento da Salud, no km 10, reunindo produtores e comerciantes de várias localidades do Estado. Uma das expositoras, Gabriela Peregrino, escreve hoje sobre a importância da alimentação saudável e do consumo de orgânicos.

E você, o que pensa de feiras orgânicas?

Saúde. Os tempos recentes vêm trazendo a importância de tratarmos a nossa vida, em especial a nossa saúde, de maneira integral e holística. Dessa forma, praticamos o nosso olhar para uma visão integral de nós mesmos, trabalhando nossas diversas faculdades. Lazer, trabalho, tempo de descanso… tudo que nos move. E por que com a alimentação seria diferente?

Ao cuidar do nosso alimento, cuidamos da Terra, do nosso corpo, e trabalhamos nossa consciência. Existe uma relação entre tudo o que fazemos. Dessa forma, a comida é mais do que apenas matéria que colocamos para dentro. Comida é amor, é cuidado, é vida, é relação e nutrição. É isso tudo e muito mais. Nas cidades do mundo moderno, às vezes torna-se desafiante encontrar alimento que preencha esses requisitos, não é mesmo? Aos poucos, no entanto, ressurge com grande potência a riqueza e diversidade proveniente da Terra de volta aos nossos pratos – através das Feiras Orgânicas.

Aldeienses, enfim, têm feira de orgânicos

As diversas cidades espalhadas pelo globo terrestre em muito se beneficiam do ambiente rico e atrativo das Feiras Orgânicas. Fabulosa oportunidade de conhecer os frutos da Terra, específicos de cada região, e criar possibilidades de alimentos, lanches… de cura. Além da riqueza própria de cada feira, é um ambiente de trocas e encontros.

Também é uma ótima oportunidade de fortalecimento dos pequenos agricultores, da agricultura familiar e a da produção artesanal dos alimentos. Sejam legumes, frutas, mel, produtos artesanais. A lista é múltipla e diversa. É um grande privilégio poder aprender e falar diretamente com quem produz e com quem faz. Assim, diminuímos nosso próprio distanciamento para com as coisas da Terra!

O mundo atual pede Respeito. Pede reConexão. Este é um convite a retomar hábitos saudáveis e práticas respeitosas. E um bom lugar para esse pontapé podem ser as feiras! Já observou onde fica a feira orgânica mais próxima de sua casa? O que será que tem a oferecer? O tempo para Saúde é sempre Agora.

A colaboradora Gabriela Peregrino é brasileira, cientista e pesquisadora dos Ciclos Vivos, participante da Feira Agroecológica da Praça de Casa Forte, no Recife, e integrante da I Feira Livre de Aldeia. Atualmente também atua como colaboradora do Instituto Anna Mikii, Portugal.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.