No quarto dia de publicação do guia de escolas particulares de Aldeia, o PorAqui apresenta a Escola Internacional de Aldeia, a mais antiga de todas, com 40 anos de tradição e que já formou várias gerações de aldeienses.

O questionário deste guia foi enviado para todas as escolas e ao longo desta semana estamos veiculando o perfil de cada uma delas.

Escola Internacional de Aldeia – EIA
Estrada de Aldeia km 07 – s/n – Camaragibe
Responsável: Mike Fryer
Fones: ( 81 ) 3459-1272 ( 81 ) 3459-4013 e ( 81 ) 3459-3816
www.mundoeia.com.br
www.facebook.com/MundoEIA
insta@mundoeia
contatos@mundoeia.com.br

1. Qual a metodologia de ensino ou proposta pedagógica da escola?

Fundamentada numa educação humanista, que representa a base da ética, da transparência, da competência, da criatividade, da inovação e da responsabilidade social, com uma visão acurada de mundo, essa escola se solidificou e tomou forma como espaço de desenvolvimento do potencial humano, respeitando suas capacidades, olhando cada um com um olhar individualizado e pronto a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A nossa proposta pedagógica atende à função social da escola, numa perspectiva em que a construção e a reconstrução dos conhecimentos científicos e tecnológicos são subsídios para um processo de aprendizagem mais significativo.

2. Que séries oferece?

Do pré-maternal ao 9º ano do ensino fundamental.

3. Tem ensino integral? Quantas vezes por semana?

Oferecemos horário integral curricular obrigatório duas vezes por semana, com atividades diferenciadas como Laboratório de Matemática com Programa Mente Inovadora, Sala Maker, aula de ciência experimental (Fundamental I) e Laboratório de Ciências (Fundamental II), revisão e aplicação de Matemática básica, Robótica integrada aos conteúdos das disciplinas, recreação para a Educação Infantil, teatro, música, balé, judô e dança popular, integrando o currículo da disciplina de Educação Física.

E oferecemos também horário integral duas vezes por semana com atividades extracurriculares.

4. Quais as atividades extracurriculares que oferece? Estão incluídas no valor da mensalidade?

Nos dias em que o integral não é obrigatório, oferecemos oficinas de contação de histórias, natação, violão, piano e futebol de salão. Essas atividades não estão incluídas na mensalidade.

5. Qual o tempo de existência da escola?

40 anos.

6. Tem ensino de idiomas? Qual ou quais?

Oferecemos língua inglesa a partir do pré-maternal, com carga horária ampliada de quatro aulas semanais, além de atividades extras para estimular a prática do idioma. Equipe de 11 professores fluentes, com formação na língua inglesa e vivência no exterior. Ao final do 9º ano, os alunos têm a oportunidade de participar do nosso exclusivo Programa de Imersão na língua e na cultura desse idioma, convivendo numa família americana e frequentando uma escola. É o nosso EIA in USA.

7. Tem ensino de religião? Qual?

Escola laica que acolhe com muito respeito famílias de diferentes crenças e religiões. Trabalhamos valores universais importantes para a formação dos nossos alunos e acreditamos que orientação religiosa é responsabilidade de cada família.

8. Oferece alguma atividade de educação ambiental?
Acreditamos que educação ambiental é fruto de AÇÕES. Além das orientações cotidianas para com o cuidado com o meio ambiente, temos um projeto permanente de reflorestamento em que cada aluno novo que ingressa na EIA recebe a missão de plantar uma árvore da Mata Atlântica, cuidar e registrar seu desenvolvimento.

O nome do projeto é “Cresça junto com sua árvore”. Quando iniciamos o projeto, cada aluno da EIA recebeu uma muda de árvore para plantar. Portanto, pelo número de alunos que já passaram pela EIA, devemos ter contribuído bastante para o reflorestamento de Aldeia.

No Projeto EIA in Action, desenvolvido com os alunos do fundamental II, estabelecemos uma parceria com o Cetas Tangará (Centro de Triagem de Animais Silvestres da CPRH) para o acompanhamento e registro da soltura de animais reabilitados por aquele centro na região de Aldeia. Nosso objetivo é sensibilizar os alunos através deste cuidadoso trabalho desenvolvido pelo Cetas.

9. Tem biblioteca?
Temos uma biblioteca num amplo espaço de 600 metros quadrados, com um grande acervo particular e com uma sala exclusiva para o público infantil que, entre outras demandas, atende ao projeto Clube do Leitor, atividade desenvolvida nas salas de aula do maternal ao 5º ano, em que os alunos escolhem um título para leitura, sob orientação de seus professores. A biblioteca da EIA está disponível para toda a comunidade.

10. Tem cantina com produção própria? Que tipo de alimentos oferece?
Cantina terceirizada, com opção de lanche coletivo para as turmas da educação infantil, com cardápio e produção da maioria dos alimentos orientado por uma nutricionista. Oferecemos orientação de uma alimentação saudável em diversos projetos pedagógicos para os alunos da educação infantil, do fundamental I e II, mas percebemos que a escolha do lanche e do almoço dos nossos alunos depende de permissões familiares na alimentação. Podemos dizer que nossa cantina atende a algumas dessas práticas.

11. Se tiver algum outro diferencial, pode acrescentar.
A relação próxima que estabelecemos com as primeiras famílias, há 40 anos, determinou as bases para a parceria escola-família, que é até hoje o grande diferencial da EIA. O trabalho da escola enfatiza a importância do olhar individualizado para cada aluno e sua família e para isso desenvolvemos práticas que visam aproximar a família da escola, desde o acolhimento da direção e de todos os profissionais às festividades voltadas para a participação das famílias.

Nosso breakfast de boas-vindas aos pais, o Carnaval, São João, o Halloween, Eia Dance Festival, Noite de Autógrafos do primeiro ano, Coral Vozes de Aldeia e os Encontros de Pais abordando temas de interesse das famílias são algumas dessas práticas.

A escola está sempre antenada com as inovações tecnológicas que surgem de forma exponencial na educação, implantando novas tecnologias na sala de aula, na perspectiva de atender às demandas do século 21 sem perder a perspectiva dos valores essenciais ao desenvolvimento humano, além de investir na formação continuada dos nossos docentes, criando condições especiais e possibilitando que estes ampliem seu nível de instrução em programas de pós-graduação e mestrado.

Temos um trabalho consistente no incentivo à participação de nossos alunos e alunas nas diversas Olimpíadas do Saber, em Matemática, Química, Física, Astronomia, Geografia e outras, com excelentes resultados.