Se você se interessa por plantio de hortas e jardins, mesmo tendo pouco espaço para plantar, se ligue: no fim de semana de 18 e 19 de maio dois cursos serão ministrados em Aldeia com esse foco. O primeiro, dia 18, acontece no restaurante vegetariano Pratus, no km 12. No dia seguinte, a especialista em agroecologia e agrônoma Simone Miranda realiza uma oficina teórica e prática na sua horta, que também fica no km 12 (no lado oposto, na entrada da antiga Telebrás).

Curso de hortas

Já conhecida por seus cursos de Cultivo Ecológico de Hortas & Jardins, Simone Miranda explica que o contato com a horta será uma experiência valiosa para os alunos, que poderão botar “a mão na terra” e praticar as técnicas durante a oficina.

Entre os temas que a agrônoma pretende abordar estão noções básicas em jardinagem e cultivo ecológico de hortaliças, frutíferas, aromáticas, medicinais e PANCs; adubação orgânica e nutrição vegetal; manejo ecológico de pragas e doenças de plantas; e efeitos do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana. O valor é de R$ 120 e inclui apostila, mudas, sementes, vasos e terra com adubo orgânico.

Restaurante Pratus
Restaurante Pratus

Pratus

A oficina no Pratus, que será no sábado, tem objetivos semelhantes. O foco é a construção de hortas em pequenos espaços, mas também vai ensinar como reaproveitar sobras de alimentos para produção de composto orgânico caseiro, preparo de substratos naturais para produção de mudas de plantas e técnicas de biocontrole de doenças e pragas de plantas ornamentais e hortaliças.

Ali a oficina será ministrada pelo agrônomo Gilberto Braga, que atua mais em Chã Grande e Gravatá. O investimento será de R$ 50 e a renda será revertida para garantir a realização da Turma 2019 do Germinar, um projeto voltado para a formação de facilitadores na área de ecologia social com abordagem antroposófica.

Cultivo orgânico de hortas e jardins para pequenos espaços
Restaurante Pratus
18 de maio das 8h às 12h
Estrada de Aldeia, km 12, entrada do Armazém Famalicão
Inscrições: http://bit.ly/horta-jardim
Informações (whatsapp): (081) 98821 7325 (Maíra) e (081) 99686 0848 (Gilberto).

Cultivo ecológico de hortas e jardins com Simone Miranda
Rua Limeira, 355, Estrada de Aldeia, km 12
19 de maio das 9h às 13h
(081) 99769 5236