O parque de Aldeia (km 11), agora batizado de Parque Aldeia dos Camarás – o nome venceu a consulta popular, com 48% dos votos –, ganhou, nesta quarta-feira, 13, mais de mil mudas de espécies nativas. O plantio foi uma das atividades realizadas para lembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que foi comemorado no dia 5/6, e fez parte de uma aula prática do curso de viveiristas que o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) está ministrando em parceria com a CPRH.

Camaragibe faz enquete para escolher nome do parque de Aldeia

“É um momento muito importante porque com este plantio estamos consolidando uma demanda antiga, que é o reflorestamento de uma das nascentes do rio Pacas, afluente do Beberibe, que passa aqui dentro do parque”, destacou Cinthia Lima, gestora da Área de Proteção Ambiental APA Aldeia-Beberibe, lembrando o apoio da Prefeitura de Camaragibe que cedeu a área do parque onde será construído um viveiro de plantas nativas”.

O curso promovido pelo Cepan está formando 50 viveiristas, e já tem uma lista de espera com outras 60 pessoas interessadas em aprender as técnicas de produção de mudas com foco no reflorestamento. Segundo o diretor presidente da entidade, Severino Ribeiro, o interesse das pessoas vem surpreendendo até mesmo aos técnicos mais experientes.

Os alunos do curso do Cepan tiveram uma aula prática plantando mais de 1 mil mudas
Os alunos do curso do Cepan tiveram uma aula prática plantando mais de 1 mil mudas

Segundo o diretor de Meio Ambiente de Camaragibe, Célio Muniz, o dia 13/6 deve ser lembrado como um marco na história do parque, que este ano foi desembargado e finalmente licenciado. Além disso, de acordo com Célio, a Prefeitura já tem os recursos garantidos para a reforma da casa, que poderá ser multiuso e de muita importância para a comunidade, e para a iluminação do parque. Ele lembrou que um grupo de empresários já se cotizou para construir a sede da 3ª Companhia da Polícia Militar, que funcionará no local, dando maior segurança aos frequentadores do parque.

Conselho Gestor

O Conselho Gestor da APA se reuniu no parque e os conselheiros também plantaram mudas
O Conselho Gestor da APA se reuniu no parque e os conselheiros também plantaram mudas

A outra atividade do dia no parque foi a reunião trimestral do Conselho Gestor da APA, formado por entidades governamentais e não governamentais dos oito municípios que compõem a APA. Depois da reunião, os conselheiros também foram convidados a fazer um plantio simbólico para marcar a data.