Poucos se lembram ou mesmo sabem, mas dia 9 de setembro é Dia do Médico Veterinário. Eles cuidam das fofurinhas pets e ajudam no controle da saúde animal. Para comemorar este dia, a colaboradora do PorAqui em Aldeia Aline Martins faz uma homenagem aos médicos mais queridos da região. Confira:

A população de asas e quatro patas é tão grande em Aldeia quanto a população humana. Portanto, não é surpresa que tenhamos a necessidade de clínicas veterinárias para dar conta de cuidar da saúde desses seres tão amáveis. Seja de estimação ou de serviços, todos precisam de cuidados, e seus tutores têm por aqui um ótimo suporte desses profissionais incríveis.

LEIA TAMBÉM

Em Aldeia tem “veterinário da família”

Faça você mesmo: veterinária dá receita de petisco saudável para pets

Regiane Bezerra
Regiane Bezerra

Regiane Bezerra, que atende na JR Rações (km 10), e é conhecida pelo carinho com que trata seus pacientes, garante que a saúde dos bichinhos esteja sempre em dia e, para alguns deles vale a ida ao consultório nem que seja só para matar a saudade. Formada na UFRPE no ano 2000, a veterinária tem 48 anos de idade, dois filhos e 9 cães. Moradora de Aldeia há 10 anos, trabalha aqui há 15 e se diz muito feliz e realizada com a profissão que escolheu. Sempre que pode presta socorro e acolhe animais carentes. Um exemplo de profissional, por isso mesmo seu consultório está sempre cheio de estagiários de medicina veterinária em busca de conhecimento e experiência.

Luna Xisto
Luna Xisto
Roberta Zeppelini
Roberta Zeppelini

No All Vet, os animais têm a garantia de atendimento 24 horas. Luna Xisto é uma das médicas da clínica, formada em 2014 pela Unime (BA). Aos 32 anos, mora em Aldeia e trabalha aqui há um ano. Já Roberta Zeppelini mora em Aldeia há 21 com seus cães, cavalos, gatos, aves, peixes e todos os demais integrantes da sua família, e está sempre pronta a atender seus pacientes.

Silvio Cunha Neto
Silvio Cunha Neto

Sylvio Cunha Neto, médico veterinário pela Uninassau, é proprietário do Canil Recanto do Boiadeiro e está em aldeia desde 1978. No petshop Oatã, ele atende e diz estar planejando trazer os mais atuais tratamentos para os bichinhos de estimação da região.

História

Segundo o portal Universidade Brasil, “a Medicina Veterinária deu os primeiros passos quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal. Mas foi em 1762 que Claude Bourgelat criou, em Lyon, na França, a primeira Escola de Veterinária, e em seguida a Maison Alfort, nos arredores de Paris, em 1765. No Brasil, somente em 1910 um decreto assinado pelo presidente Nilo Peçanha tornou obrigatório o ensino da Medicina Veterinária. Naquele ano foram criadas a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.”

Responsabilidade de todos

Ao mesmo tempo em que parabeniza todos os profissionais da área, e em especial os que atuam em Aldeia, o PorAqui volta a lembrar que abandonar animais de estimação é crime e um ato desumano.

Os animais de rua, como qualquer outro, merecem respeito e, se em situação de perigo, socorro. Há cidadãos que dão assistência a esses animais carentes, mas isso é pauta para outra matéria PorAqui. 😉

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.