O PorAqui Aldeia chega ao fim do ano com quase 250 posts produzidos com o intuito de divulgar o que há de bom em nossa região e também os problemas que compartilhamos como moradores deste pequeno e ameaçado reduto ambiental. Buscamos ouvir a comunidade de todas as idades e classes sociais, fomos atrás de novidades e também de recordações de antigos moradores, procuramos valorizar os talentos locais e prestar informações úteis que ajudassem nossos leitores no seu dia a dia.

Muitas das reportagens atenderam aos nossos objetivos de informar à comunidade local e ao mesmo tempo de dar visibilidade aos temas de Aldeia na grande mídia. Assuntos levantados pelo PorAqui Aldeia repercutiram nas mídias digitais, impressas e televisivas. Assim, conseguimos empoderar talentos locais e pressionar o poder público na tomada de importantes medidas.

Numa retrospectiva do que publicamos neste primeiro ano de vida do PorAqui Aldeia, dividimos as reportagens por temas. Confira:

Personagens de Aldeia

Uma das primeiras matérias do PorAqui Aldeia foi Nos velhos tempos, Aldeia era reduto dos “alternativos”, que conta um pouco como era no passado a região através das lembranças do casal Annete Honório e Ned Cavalcanti, que veio para cá na década de 1970. Também nos contaram suas lembranças, histórias e expectativas sobre Aldeia figuras conhecidas por aqui como Help, da tapioca; Bola, da outra tapioca; Seu Bezin, da barraca de frutas; Wellington, da Barraca do Victor, e muitas outras pessoas.

Empreendedorismo local

Uma característica muito forte de Aldeia, nos últimos anos, é a pujança do pequeno empreendedorismo, aquele de pessoas que produzem em casa ou que fazem de tudo para não terem que sair de Aldeia. O PorAqui conheceu e divulgou muitos desses talentos, entre os quais Tia Flora, que começou pequena e hoje produz bolos para as maiores delicatessens do Estado; Dona Vela Patchwork, marca que vem atravessando fronteiras com as vendas pela internet; Festicleta, que está se reinventando com parcerias locais; e outras como Mimos de Vó, Fazendinha Doces Caseiros, Dududelícia, produtores de cogumelos, bioconstrução, marcenaria digital, casa de isopor, etc. etc. etc.

Locais para comer e beber

Ao longo deste ano o PorAqui também procurou mostrar aos aldeienses lugares legais para comer e se divertir. Fizemos matérias sobre os principais points para tomar uma boa cerveja, onde comer sem a agitação da estrada, onde degustar uma boa tapioca, encontrar pães funcionais ou croissants franceses, ou ainda os atrativos dos food trucks que se espalharam pela região este ano.

Projetos sociais e ambientais

Um dos focos do PorAqui Aldeia, até porque estamos dentro de uma Área de Proteção Ambiental, foi divulgar e incentivar ações sociais e ambientais em nossa região por meio de várias reportagens sobre as ações do Fórum Socioambiental de Aldeia, Projeto Patinha, Projeto Semear, ProRec, Trilha Eco Verdejante, Instituto São Jorge e Esthers. Foram diversas as abordagens de iniciativas positivas e importantes da própria comunidade em benefício de pessoas carentes, animais abandonados e de preservação da natureza.

Estilo de vida

No segmento estilo de vida, procuramos mostrar inúmeras opções que os aldeienses dispõem para se exercitar, relaxar e manter a saúde em dia. Buscamos centros de terapias holísticas; apresentamos tratamentos alternativos, profissionais de ioga, pilates e ginástica; divulgamos retiros de meditação, cursos de mandalas e arteterapia; feirinhas orgânicas e trilhas e passeios ciclísticos.

Histórias e lugares

Descobrir lugares e contar suas histórias foi mais uma das metas do PorAqui Aldeia. O Bosque das Samambaias e o Bar do Brejo foram boas surpresas e muitos leitores nos escreveram para comentar. A história do centro de instruções do Exército (CIMNC), com uma das maiores faixas de floresta atlântica preservadas, foi uma dos nossos posts mais lidos. Teve, até agora, 45 mil visualizações!

Guias

Outra ideia que achamos útil para nossos leitores foi a produção de guias. Lançamos, ao longo do ano, guias de serviços para casa (com dicas de prestadores de serviço como costureira, marceneiro, diarista, chaveiro, eletricista, encanador, pedreiro, pintor etc.), guia de serviços em domicílio (manicure, massagem, fisioterapia, vendas de roupas e acessórios, faxina, veterinário, congelamento de alimentos etc.), e no fim do ano, um guia completo das escolas particulares de Aldeia.

Jornalismo denúncia

Não só de coisas boas e bonitas foi feita a pauta do PorAqui Aldeia este ano. Também nos debruçamos sobre os problemas mais recorrentes da nossa região, como os buracos na estrada, o perigo dos incêndios florestais, a violência e o que dizem os órgãos de segurança, a rachadura na ladeira de Aldeia, as constantes quedas de energia, a perturbação do sossego, crimes ambientais, entre outros.

Políticas públicas

Como não podia deixar de ser, o PorAqui esteve em contato constante com os órgãos públicos que têm relação com a nossa região para trazer, sempre em primeiríssima mão, as ações e providências que estiveram sendo tomadas. As prefeituras do entorno, órgãos de segurança, deputados estaduais, DER, CPRH e Celpe foram algumas de nossas fontes nestes sete meses de trabalho.

Em contato com essas fontes pudemos anunciar a interdição da rua Oscar Steiner e construção da Estrada dos Macacos; denunciamos e cobramos do DER a intensificação da operação tapa-buracos; ouvimos as polícias e as entidades ligadas à segurança pública sobre as medidas para minimizar a violência em Aldeia; divulgamos a formação dos brigadistas de incêndios florestais; cobramos a agilização do projeto de Estrada Parque e do Parque de Aldeia; e acompanhamos a reunião de empresários sobre o videomonitoramento da PE-27.

Colaboradores

Com uma audiência que já ultrapassa 30 mil visualizações mensais, o PorAqui Aldeia comemora o fechamento do ano com o engajamento de um grande número de moradores que se tornaram nossos colaboradores. Agradecemos a Célio Muniz, Dodôra Bittencourt, Marcos Sampaio e Juracy Andrade (in memoriam). E também às empresas que nos apoiaram: Aldeia Boulevard, Escola Internacional de Aldeia, Pernambuco Impressão Digital e Dona Vela Patchwork.

Desejamos um ótimo fim de ano a todos e esperamos ter muitas notícias boas pra contar em 2018. Continuem nos seguindo, comentando e interagindo conosco!