Há algum tempo os aldeienses vêm reclamando do congestionamento que se forma, quase que a qualquer hora do dia, na descida da ladeira. Apreensivos com a proximidade da inauguração do  Camará Shopping, que deve aumentar ainda mais o fluxo de veículos, o assunto da mobilidade entra e sai dos grupos de discussão cada dia com mais frequência. Segundo especialistas da Prefeitura de Camaragibe, a situação já melhorará quando as obras na BR-101 Norte terminarem, e mais a longo prazo, quando o Plano de Mobilidade Urbana do município estiver em prática.

O assessor da Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana Mário Calado explicou que o fluxo de carros na ladeira está anormal por dois motivos. O primeiro deles é o movimento atípico resultante das obras na BR-101, que faz com que os que vêm de Paudalho e Araçoiaba – e antes pegavam o caminho de Abreu e Lima – cortem caminho pela PE-27. O outro motivo seria a falta de sincronismo dos semáforos na área entre o Parque de Camaragibe e o início da ladeira de Aldeia.

Núcleo de Segurança é inaugurado no km 5 da Estrada de Aldeia

“Com relação aos semáforos, a Prefeitura já solicitou ao DER que seja providenciada a sincronização, mas a resposta que tivemos é de que o Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação que o órgão fez para contratar uma empresa para fazer o serviço. Camaragibe não tem como interferir nisso”, afirmou o assessor. Ou seja, os moradores terão mesmo que ter uma dose extra de paciência e esperar a situação se resolver.

Plano de Mobilidade

Em vários momentos do dia o trânsito fica bloqueado na ladeira de Aldeia
Em vários momentos do dia o trânsito fica bloqueado na ladeira de Aldeia

Por outro lado, o assessor apresentou algumas providências que vêm sendo tomadas para melhorar a mobilidade em Camaragibe. Um Plano de Mobilidade Urbana está sendo preparado, seguindo os ditames da legislação federal, buscando organizar o fluxo dos modais coletivos na cidade. No momento, contou ele, estão sendo realizadas as pesquisas de origem e destino, que analisam a movimentação dos usuários, horários de pico etc., e elaborado o Termo de Referência do Plano.

Outra iniciativa importante de que a Prefeitura está à frente, segundo Calado, é a rotatória que dá acesso ao Camará Shopping, que vai facilitar o tráfego nas redondezas do empreendimento, inclusive eliminando um dos semáforos. “Esta semana mesmo temos reunião com o Shopping para acertarmos algumas questões técnicas. A população não precisa ficar preocupada porque todos os estudos estão sendo feitos para que o centro de compras não cause muito impacto no trânsito”, garantiu.

Macacos

Ainda de acordo com Mário Calado, os problemas apontados pela reportagem do PorAqui na Estrada dos Macacos também já estão sendo analisados pela equipe da Secretaria. “Detectamos que realmente existem algumas lombadas fora do padrão, mais curtas e altas do que deveriam ser, e já vamos licitar um levantamento para a sinalização tanto horizontal como vertical de toda a via. Além disso, vamos construir a rotatória e já solicitamos ao DER que haja uma sinalização de que ali há uma estrada ligando Aldeia à BR-101”, esclareceu.