O primeiro prêmio, a gente nunca esquece. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) anunciou nesta segunda (4) que o PorAqui Aldeia foi um dos agraciados com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2018, que será entregue no dia 15 de junho, dentro das comemorações do Mês do Meio Ambiente de Pernambuco.

Entre os dez projetos premiados, estão um programa que realiza coleta seletiva de óleo de fritura em 47 municípios do Estado, além de Fernando de Noronha, um projeto de tratamento e reuso da água gasta em um estádio de futebol e uma plataforma que divulga notícias ambientais na área de Aldeia, que, no caso, somos nós, o PorAqui. ? Em Aldeia, a jornalista Tatiana Portela se dedica bastante ao tema em seus posts.

Semana do Meio Ambiente terá palestras, trilhas e plantio de mudas em Aldeia

“Esse prêmio é importante porque mostra que estamos no caminho certo, que fizemos a opção correta quando decidimos dedicar grande espaço do nosso noticiário às questões ambientais. Acho que, estando dentro de uma área de proteção como a APA Aldeia-Beberibe, não poderia ser diferente”, diz a jornalista Tatiana Portela.

“Temos a obrigação e a responsabilidade de, dentro das nossas possibilidades, dar visibilidade a essas questões, denunciando crimes ambientais, divulgando bons exemplos de iniciativas sustentáveis, mostrando soluções pra problemas como o descarte do lixo e por aí vai”, continua ela, que está à frente do PorAqui Aldeia há pouco mais de um ano.

Tatiana Portela é a jornalista por trás dos textos do PorAqui Aldeia (Foto: acervo pessoal)

Em sua 28ª edição, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho é uma homenagem que o Governo de Pernambuco presta anualmente a pessoal físicas, empresas e instituições que realizam projetos com o objetivo de promover a melhoria das condições ambientais ou desenvolvam ações socioambientais. A premiação leva o nome do pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil.

“Ser homenageado com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho mostra que o PorAqui tem feito a diferença através da informação. Acreditamos que construir comunidades locais ao redor da informação tem um forte poder transformador. Parabéns a Tatiana Portela pelo empenho e pela qualidade e seriedade do trabalho que desempenha em Aldeia e obrigada à comissão julgadora”, fala a editora de conteúdo da plataforma, Raíssa Ebrahim.

Conheça todos os premiados:

Bem-Estar Animal
– Trilogiabio – André Luiz

Destaque Empresarial
– Como tornar possível resíduo zero – Flávia Moura (ASA)

Destaque Municipal
– Estádio Sustentável – Elias da Silva (Afogados da Ingazeira)

Imprensa
– Divulgação de notícias de cunho ambiental – Tatiana Marques Portela (PorAqui Aldeia)

Iniciativa Comunitária
– Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe – Marques Jacob Pereira

Inovação Tecnológica
– Solução de Biodetergente Inovadora e Ambientalmente Correta para Remoção de Resíduos de Petroderivados Gerados em Ambientes Industriais e Oficinas – Asfora Sarubbo (Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação – IATI)

Meio Ambiente Na Lente (fotografia)
– Flora apícola da Caatinga – Pedro de Assis Oliveira

Personalidade do Meio Ambiente
– Chefe Renato – Mais de 30 anos dedicados à proteção ao meio ambiente – Renato César Medeiros de Amorim (líder de grupo de escoteiros)

Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio
– Horta na Escola: Praticando a Interdisciplinaridade e Desenvolvendo a Sustentabilidade – Lurdinalva Pedrosa Monteiro (escola da rede municipal de São Vicente Férrer)

Responsabilidade Ambiental
– Programa de Biodiversidade – Cristiano Augusto Felix (FCA – Jeep)