Embora passe por sete municípios, Aldeia, que não é bairro nem distrito nem cidade, é uma área que margeia a PE-27, cujo surgimento remonta à época da Segunda Guerra, quando o Exército desapropriou onze engenhos – inclusive o Engenho Aldeia –, em Abreu e Lima, para a construção do Centro de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

Por serem as áreas mais próximas à Estrada de Aldeia parte de Camaragibe (do km 0 ao km 14) e parte de Paudalho (do 14 ao 20), e a estes dois municípios pertencerem a maior parte dos aldeienses, o PorAqui Aldeia foi ouvir os dois prefeitos para ouvir deles o que foi feito no primeiro ano de gestão e o que pretendem fazer especificamente pela região de Aldeia.

Hoje publicamos a entrevista com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), e amanhã a entrevista com Demóstenes Meira (PTB), de Camaragibe. Confira!

Prefeito, o que a sua gestão conseguiu fazer neste primeiro ano na região de Aldeia que pertence a Paudalho e quais os planos para o futuro?

Na verdade todos os municípios brasileiros sofrem hoje com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é muito pouco para cobrir todos os serviços que prestamos. O IPTU de Paudalho está muito defasado, mesmo com o reajuste de 30% que aplicamos este ano e que pretendemos continuar aplicando ano a ano para tentar reajustá-lo de fato. Hoje, 60% de nossa receita está comprometida com a folha de pagamento e sobra muito pouco para todo o resto.

Pretendo investir em Aldeia o que for arrecadado em Aldeia. Mas não gosto de fazer promessas sem ter certeza de que poderei cumpri-las.

SAÚDE

Com poucos recursos, minha gestão priorizou saúde e educação. Conseguimos, por exemplo, reabrir alguns serviços de saúde, inclusive o de Chã de Cruz, onde contratamos dois médicos, estamos garantindo os medicamentos, realizando os exames laboratoriais e oferecendo dentista, fonoaudiologia e fisioterapia. Também destinamos uma ambulância para o posto de lá.

CRECHE E ACADEMIA

O prefeito pretende construir uma Academia da Saúde em Chã de Cruz
O prefeito pretende construir uma Academia da Saúde em Chã de Cruz

Outra iniciativa nossa em Chã de Cruz é a pavimentação de oito ruas, que já está com os recursos empenhados. E o mais importante: solicitamos ao ministro da Defesa, Raul Jungman, uma área de 1,5 hectare pertencente ao CIMNC – uma área desmatada – para construirmos uma creche e uma academia da saúde. Estamos muito confiantes e esperamos poder entregar esses equipamentos ainda no primeiro semestre de 2018.

LIXO

Paudalho tem hoje três caminhões de lixo três compactadores
Paudalho tem hoje três caminhões de lixo e três compactadores

Cortamos o serviço terceirizado de coleta de lixo porque vimos que era possível economizar ao usar nosso próprio pessoal, além de ganharmos em eficiência. Mas, infelizmente, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, é possível que tenhamos que voltar a terceirizar o serviço.

Hoje trabalhamos com três caminhões-caçamba e três compactadores, mas ainda precisamos realizar uma campanha educativa para que a população nos ajude. Coisas simples, como botar o lixo fora de casa antes do caminhão passar, já faz a diferença, pois o assim o saco de lixo não fica exposto na rua, onde um cachorro pode rasgar ou o vento espalhar.

Também cadastramos Paudalho para receber do Ministério da Integração um aterro sanitário. Acho que em 2018 conseguiremos e poderemos começar a pensar também em montar um esquema de coleta seletiva nos condomínios de Aldeia.

EDUCAÇÃO

Estamos fazendo uma pequena reforma na Escola Maria de Fátima, que é nossa escola em Chã de Cruz. Ali estamos construindo um refeitório, que antes não existia.

ILUMINAÇÃO

O prefeito Marcelo recebe integrantes do Fórum Socioambiental e com a Associação dos Condomínios de Aldeia
O prefeito Marcelo recebe integrantes do Fórum Socioambiental e com a Associação dos Condomínios de Aldeia

Estou autorizando imediatamente a abertura de licitação para a compra das 70 lâmpadas necessárias para iluminar o trecho de Paudalho da PE-27, que vai do km 14 ao km 20. Essa foi uma promessa que fiz no começo do ano na Associação dos Condomínios de Aldeia, por reivindicação do Fórum Socioambiental, e que vai proporcionar maior segurança à região, beneficiando, inclusive, o projeto de videomonitoramento da estrada, que a população está criando.

Assista ao vídeo gravado para os leitores do PorAqui pelo prefeito: