O projeto “O que frita também limpa”, de transformação de óleo de cozinha usado em sabão, realizado pelos alunos da Escola São José, em Aldeia, ficou em primeiro lugar no prêmio Missão Ambiental, parceria da BRK Ambiental e Compesa. Como prêmio, a escola ganhou um ecobaú, contendo livros e filmes com temas relacionados à sustentabilidade e educação ambiental, cada aluno recebeu um tablet e um fim de semana em Gravatá, e a professora ganhou um computador.

Projeto semeia consciência ambiental em Aldeia

O projeto, criado no início do ano, já foi noticiado no PorAqui e vem recebendo apoio de toda a comunidade, que junta o óleo usado para doar à escola e compra o sabão produzido pelos alunos. O sucesso é tanto que os jovens, que são do 6º ano, já repassaram a técnica de fabricação para os colegas da Escola Major Lélio, também em Aldeia, num intercâmbio que chamam de Multiplicação de Saberes.

“A importância desse trabalho que os alunos desenvolveram vai além do prêmio em si, pois eles conseguiram sensibilizar, através da educação ambiental, suas famílias e vizinhos”, ressalta Elany Bezerra, professora orientadora da turma ao receber o prêmio.