Nesta terça-feira (9/7), às 19h, vai ser realizada a Primeira Rodada de Negócios com oferta de Serviços para Hortas e Jardins Agroecológicos em Aldeia destinada a empresários, administradores e moradores de condomínios, sítios, fazendas, clubes de campo, escolas.

O evento, que acontece na Igreja Batista de Aldeia, no km 10, é uma iniciativa do Projeto Plantando Ideias, Colhendo Sustentabilidade. Além da oferta de pacotes de serviços para implantação e manutenção de hortas e jardins a serem executados por jovens capacitados pelo projeto em agroecologia, jardinagem e empreendedorismo social, haverá também mostra de produtos.

Os alunos da capacitação
Os alunos da capacitação

A coordenadora do Plantando Ideias, Dinabel Vilas Boas, destaca que essa rodada traz de um lado a oportunidade de as pessoas terem alimentos e plantas livres de agroquímicos e de outro, a chance de se integrarem na prática da economia solidária, pois a participação dos jovens empreendedores treinados gera impacto social na comunidade onde eles vivem.

Engenho Novo

No final da estrada de Aldeia, logo depois de Chã de Cruz, fica o acesso mais utilizado para se chegar à comunidade de Engenho Novo (conhecida como Incra), município de Abreu e Lima. Nesta região, a agricultura é a principal atividade econômica, mas além de enfrentar desafios financeiros, os produtores locais têm sofrido com doenças e a infertilidade do solo devido ao uso de agrotóxicos, segundo Dinabel Vilas Boas.

Desde março deste ano, o Projeto Plantando Ideias, Colhendo Sustentabilidade, com apoio da Fafire, CDI – Renascer e do Instituto Cooperforte, tem capacitado jovens de 16 a 29 anos em temas como agricultura urbana, análise paisagística, cidadania e empreendedorismo social. Em todos os conteúdos e atividades foi trabalhada também a ressignificação do território e da relação com a agricultura.

A coordenadora destaca, por fim, que “esta Primeira Rodada de Negócios é estratégica para ampliar oportunidades de trabalho para os jovens e fortalecer o caminho dos que querem empreender com base em suas raízes familiares, com a inovadora perspectiva da agroecologia e do social business”.

Serviço: Primeira Rodada de Negócios Agroecológicos de Aldeia
Data: 09.07.19
Local: Ibal – Km 10 (sala de reunião)
Horário: 19h