Este sábado, 15 de setembro, é o Dia Mundial da Limpeza, ou World Cleanup Day, em que voluntários em mais de 150 países se mobilizam para combater o descarte irregular do lixo. Como se sabe, o lixo jogado de forma inapropriada vem gerando um crescente problema ambiental em todo o mundo e daí a importância da data para a conscientização global em torno do tema. Na comunidade de Bola na Rede, na Guabiraba, a galera já está preparada para fazer a sua parte.

No mundo todo os voluntários se mobilizam para recolher o lixo
No mundo todo os voluntários se mobilizam para recolher o lixo

Leia também:

Ritmo do Coração: projeto social quer transformar a comunidade de Bola na Rede

Projeto Esthers precisa de ajuda para continuar salvando meninas no Vera Cruz

Segundo Walkíria França, criadora do projeto social Ritmo do Coração, pelo menos 15 voluntários já confirmaram presença no ato do sábado, que vai acontecer das 8h às 11h. Uma parte do grupo fará uma campanha de conscientização entregando panfletos na lombada da Estrada da Mumbeca que fica na entrada da comunidade. Ela conta que por ali passam muitos carrões, em direção às chácaras e condomínios, que costumam jogar o lixo ao longo da estrada.

“Nossa ideia é mostrar às pessoas que a rua não pode ser um lixão a céu aberto. Lixo tem que ser jogado no local correto. Claro que esse é um trabalho de formiguinha, mas se a gente conseguir mudar a forma de pensar de pelo menos uma pessoa já terá sido um ganho”, diz Walkíria.

Toda ajuda é importante na campanha pelo descarte correto do lixo
Toda ajuda é importante na campanha pelo descarte correto do lixo

Ela conta que na comunidade de Bola na Rede há três pontos em que as pessoas depositam o lixo sem a menor responsabilidade. Ficam em frente a escolas, creches e até ao posto de saúde. Ela diz que não adianta apenas coletar esse lixo, porque no dia seguinte já está do mesmo jeito. Por isso ela teve a ideia de aproveitar o Cleanup Day para organizar os pontos de lixo em locais mais apropriados.

“Pedimos a doação de pneus, que vamos pintar e encher com areia para usar como um cercadinho onde as pessoas possam jogar o lixo. Dessa forma, pelo menos, a área fica mais organizada e as pessoas começam a tomar gosto pela limpeza da comunidade”, explica.

Que tal você juntar uns amigos e participar também da campanha? Acesse o site do Limpa Brasil e veja como funciona!