Para lembrar a Semana do Meio Ambiente, a UltraMega Hospitalar, empresa distribuidora de medicamentos com sede em Aldeia, promove diversas ações educativas a partir desta terça-feira, 5/6. Voltada para alunos e professores de escolas municipais, população em geral e funcionários da própria empresa, a programação inclui trilhas didáticas, plantação de mudas e hortas e alguns bate-papos sobre o que é possível cada um fazer para ajudar na preservação do planeta.

O rio da Mina é uma das paradas do passeio ecológico
O rio da Mina é uma das paradas do passeio ecológico do sábado

Segundo Érika Takata, bióloga responsável pela parte didática da programação, temas como “por que foi criado o Dia do Meio Ambiente”, “o que é uma Área de Proteção Ambiental (APA)?”, “a fauna e a flora de Aldeia” e “como tratar o lixo que produzimos” serão abordados durante as ações desta semana.

Gestora faz balanço dos 8 anos de criação da APA Aldeia-Beberibe

Nesta terça (5), a programação começa às 13h30 com uma palestra da própria Érika Takata no auditório da UltraMega, que fica no km 5. Serão convidados alunos da Escola 19 de abril (que fica no Oitenta) e professores das escolas municipais que atuam em Aldeia. Às 14h30 os participantes farão uma visita técnica à área onde no ano passado foram plantadas mudas frutíferas e gramíneas para conter uma erosão dentro da área da UltraMega. E para fechar o dia, farão o replantio da horta da Escola 19 de abril.

Alunos da 19 de abril plantando a horta da escola
Alunos da 19 de abril plantando a horta da escola

Na quinta-feira (7) as atividades serão pela manhã, em Chã de Cruz. Os ambientalistas Anderson Caetano e José Roberto, da Trilhas EcoVerdejante, coordenarão um bate-papo com a população sobre o lixo e a importância de se evitar jogar lixo nas matas. Haverá distribuição de sacos e luvas e em seguida os participantes serão convidados a entrar na mata para um mutirão de coleta de lixo. A concentração será às 9h na entrada do Privê Santa Maria (km 18).

Fechando a semana, haverá uma trilha, no sábado, 9/6. Com início às 8h no km 12 da Estrada de Aldeia, a trilha será precedida de uma conversa sobre a APA Aldeia-Beberibe e o Dia do Meio Ambiente. A caminhada, de sete quilômetros será pela Trilha das Águas, que passa por alamedas e banhos de rio, com algumas pausas para informações sobre a fauna e a flora da região, as matas ciliares e o Rio Mina.

Mais informações: trilhaecoverdejante@ultramega.com.br ou comunicacao@ultramega.com.br