Você já parou para pensar em quanta coisa poderia ser construída com as embalagens dos produtos que você usa no dia a dia e que iriam para o lixo comum? E com as sucatas de objetos que você não usa mais, peças de brinquedos quebrados, plásticos e papéis que já não servem para nada? Pois saiba que tudo pode ser reutilizado. E essa é uma das mensagens que a Semana Lixo Zero, que começa nesta sexta (19) e vai até o dia 28/10 quer passar para as pessoas lembrando da importância de cada um fazer a sua parte para reduzir os danos causados pelo problema do lixo.

Leia também:

Condomínio em Aldeia dá exemplo de boa gestão do lixo

Em Aldeia há lixo em todo canto. Mas e você, faz a sua parte?

Um desses problemas é o quanto se gasta na coleta e transporte do lixo. Segundo o Instituto Lixo Zero, que organiza a Semana em 60 cidades das cinco regiões do país e em mais duas cidades em Moçambique, na África, cada brasileiro gasta hoje em torno de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Mais de 10 mil escolas poderiam ser construídas anualmente com esse dinheiro que está indo, literalmente, para o lixo. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo.

Camaragibe

Trilhas e mutirões de coleta estarão entre as ações
Trilhas e mutirões de coleta estarão entre as ações

A empresária aldeiense Mariana Navarro é a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Camaragibe. É ela quem está articulando as ações da Semana e alerta “As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Nossa ideia é envolver o maior número possível de pessoas para colaborarem com uma nova consciência a respeito do lixo”, explicou.

Uma das oficinas vai ensinar a fazer quadros com sucatas
Uma das oficinas vai ensinar a fazer quadros com sucatas

Na programação do evento, que tem abertura às 14h desta sexta no auditório Luz e Vida do Camará Shopping, estão atividades como trilhas ecológicas, mutirão de limpeza, oficinas de artesanato com material reciclável e palestras sobre alimentação saudável e reaproveitamento de água para cultivo de hortaliças e peixes. Veja a programação completa neste link.

Atitude Cidadã

Em 2018, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível dar um destino mais inteligente ao lixo gerado nas cidades. Mudanças que possibilitam a redução da produção individual, reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos, evitando a sobrecarga de aterros sanitários e gerando renda e emprego na reciclagem e venda de produtos.

Mais informações: Mariana Navarro (081) 99311-5576