Em homenagem ao Dia Internacional da Animação e comemorando os 100 anos da animação brasileira, a Associação Brasileira de Cinema de Animação, com o apoio da Prefeitura de Camaragibe, está promovendo uma ampla programação neste sábado no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. Haverá projeção de filmes infantis, animações pernambucanas, lançamento de livro, uma atividade de imersão na história do cinema de animação e uma mostra nacional. A programação começa às 16h30 e é tudo de graça.

Domingo na Vila é a mais nova opção de lazer para quem mora em Aldeia

Dentro da mostra infantil, que abre a programação do sábado, estão os filmes Nimbus, o caçador de nuvens, As aventuras do Chauá, Space Scape, O fim da fila, Macacada e Caminho dos gigantes. São filmes curtos de 2,5 a 16 minutos de duração e têm classificação livre.

Logo em seguida à mostra infantil, às 17h20, haverá o lançamento do livro História do Cinema de Animação em Pernambuco, de Marcos Buccini, que falará um pouco sobre o livro para o público.

A partir das 17h30 serão projetados os filmes da mostra de cinema de animação de Pernambuco, com os filmes Vendo/Ouvindo, de Lula Gonzaga e Fernando Spencer; A Saga da Asa Branca, de Paulo Bruscky; Presepe, de Patrícia Alves Dias; Ontem x Hoje, de André Rodrigues; O Bicho, de Antero Assis; SomoS SomoS, de Paulo Leonardo e André Pyrrho; O Jumento Santo e a Cidade que Acabou Antes de Começar, de Leonardo Domingues e William Paiva; Até o Sol Raiar, de Fernando Jorge e Leando Amorim; Abrupto, de Ayodê França e Paulo Leonardo; e A Cena e a Cana, de Bruno Cabús e Paulo Leonardo.

Às 18h30 haverá uma atividade de imersão na história do cinema de animação e às 19h30 tem início a mostra nacional, com os filmes: Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo; Space Scape, de Bruno Monteiro; Sayounara, de Débora Mini; Cara, Qual vai Ser o Nome da Nossa Animação?, de Julia de Macedo Nicolescu e João Pedro Balbino Figueiredo; Plantae, de Guilherme Gehr; O Violeiro Fantasma, de Wesley Rodrigues; Cartas, de David Mussel; O Mal, de Carlon Hardt; e O Projeto do Meu Pai, de Rosaria.

Cinema de Animação
Sábado, 28/10 a partir das 16h30
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Av. Pierre Collier, Vila da Fábrica, Camaragibe-PE